Alertas de desmatamento na Amazônia Legal caem 20% em seis meses

Os alertas de desmatamento na região da Amazônia Legal, que engloba os estados do Norte mais o Maranhão e o Mato Grosso, reduziu 20% em seis meses. O balanço é referente ao período que vai de agosto de 2017 até janeiro deste ano, em relação ao período anterior. A informação foi divulgada nesta quinta-feira(5) pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. O ministro defendeu que o desmatamento foi contido pela fiscalização.

Para Sarney, a preservação da Amazônia repercute na manutenção dos recursos hídricos em todo o continente. 

Foto: Divulgação / Ibama

O ministro do Meio Ambiente ainda se posicionou contra o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que altera as regras para o licenciamento ambiental. Sarney Filho lembrou que fracassou uma tentativa de acordo com ambientalistas sobre o tema.

O projeto que altera regras para o licenciamento ambiental, prevê, entre outras medidas, prazos mais curtos para a liberação de obras, acaba com a obrigatoriedade do licenciamento para alguns empreendimentos e transfere competências da União para os Estados. A proposta tramita em regime de urgência e é uma das prioridades da bancada ruralista e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Áreas de pecuária na Amazônia apresentam maior incidência de leishmaniose cutânea, mostra estudo

Dados foram coletados em mais de 500 municípios. Moléstia gera 50 mil casos anualmente em todo o mundo, e é uma das dez doenças negligenciadas que mais despertam preocupação entre autoridades médicas.

Leia também

Publicidade