Manaus 30º • Nublado
Domingo, 07 Agosto 2022

Conheça quatro pontos turísticos de Cacoal

Cacoal-vista-aerea-foto-prefeitura-cacoal
O município de Cacoal, em Rondônia possui 44 anos de emancipação. O nome do município é devido à grande quantidade de cacau nativo e foi batizado em torno de 1920 pelo seringueiro Anísio Serrão de Carvalho, membro da comissão de marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, para atuar como guarda-fios em um posto telegráfico instalado na área.

Mas o povoamento de Cacoal só teve início na década de 1970, com a chegada de imigrantes de outras regiões do país, de acordo com dados da prefeitura. Atualmente a estimativa é de 86.416 pessoas em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município fica distante cerca de 470 quilômetros da capital Porto Velho e é famoso pela lavoura cafeeira, tornando-se a 'Capital do Café', base de sustentação da economia na região. Mas a cidade também é referência em turismo de lazer, de esportes e de negócios, segundo o Governo de Rondônia, com destaque ainda para o artesanato indígena.

O Portal Amazônia selecionou alguns pontos turísticos famosos da cidade rondoniense. Confira:
Foto: Reprodução/Cacoal Selva Park

Cacoal Selva Park

Entre os atrativos turísticos voltados para o lazer, Cacoal é destaque em Rondônia e em toda a Região Norte com o Hotel Fazenda e Parque Aquático Cacoal Selva Park. Também conhecido como 'Sítio do Nério', o hotel está localizado a 12 quilômetros do centro de Cacoal, na propriedade do pioneiro Nério Lourenço Bianchini.

Transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural em março de 2000, a propriedade possui estruturas ecológicas, como cabanas equipadas para acomodação familiar, pedalinhos, parque aquático com piscina de ondas e outras atrações, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurante e lanchonetes.

Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Mini Museu de Memórias Família Salles e Caetano

Localizado às margens da RO 471, entre os municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, está o mini museu criado pelo casal Cleide Caetano e Dorvindo Salles. O acervo, que conta com aproximadamente mil itens, é formado por objetos de família e por doações.

Dentre eles estão armas antigas, moedas antigas e de outros países, rádios, máquinas fotográficas, telefones, ferramentas diversas, máquinas de escrever, ferros de passar roupas, televisões, máquinas de costura, chapéus e muitos outros.

Outra relíquia que está muito bem guardada é um minidisco de vinil com o Hino de Cacoal, escrito em 1984 pela bióloga Creuci Maria Caetano, irmã de Cleide Caetano.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica RO

Pedrona da Linha 10

Localizada no Km 30 da Linha 10, este é um lugar para quem gosta de conviver com a natureza e a aventura. O paredão, de cerca de 50 metros de altura, é usado para escaladas e caminhadas ecológicas (que duram cerca de 20 minutos até o topo). A subida é longa, mas do alto da pedra tem-se uma visão privilegiada da cidade de Cacoal. Aventureiros arriscam subir de bicicleta ou de moto.

Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Balneário do Jânio 

Está localizado no km 06, da Rodovia 383, entre os municípios de Cacoal e Rolim de Moura. O Balneário do Jânio atende com reservas e dispõe de piscinas adultas e infantis e também de quiosques equipados com churrasqueira, grelha, mesa e bancos. É um local popular para o lazer em família ou entre amigos.

Veja mais notícias sobre AmazôniaRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 08 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/