Plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’ realiza Fórum Energias Limpas em fevereiro

Este é o segundo fórum, de uma série de cinco, para discutir a democracia na Amazônia.

A Plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero‘ realiza na primeira semana de fevereiro seu segundo fórum. Com a temática “Energias Limpas“, o evento acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2022 a partir das 20h30 (horário Brasília), com transmissão simultânea no Youtube e no canal de TV AmazonSat. 

Este é o segundo evento de uma série de 5 fóruns previstos na edição 2022 da plataforma – “Caminhos da Democracia”. Geração de energias renováveis e energias limpas como alternativa para a crise energética na Amazônia serão algumas das pautas abordadas. Representantes de entidades e especialistas ligados ao tema dos estados do Pará, Acre, Roraima e Rondônia estarão ao vivo discutindo e propondo soluções e melhorias para os problemas e dificuldades enfrentados pela população quando se trata de geração de energia na Amazônia.

Esta transmissão traz novidades em seu formato: a interação entre convidados e sociedade civil será intensificada. Débora Holanda, coordenadora de conteúdo da ‘Amazônia Que Eu Quero’ e apresentadora do Fórum, fala sobre a importância destes ajustes:

“Temos um novo formato de estrutura do programa com mais diálogo, discussão e debate entre os participantes que estarão ao vivo. Teremos participações via depoimentos de atores importantes nesta temática que consideramos que devem ser ouvidos, para que a sociedade civil entenda o que estão fazendo e de que forma podem contribuir com a discussão e soluções para a geração de energia e energias limpas na Amazônia”

Débora Holanda, coordenadora de conteúdo da ‘Amazônia Que Eu Quero’

Foto: Reprodução/Pixabay

As soluções discutidas durante o encontro pelos convidados serão encaminhadas para a Câmara de Energias Limpas da plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’, constituída por especialistas no tema e por membros da sociedade civil. Esta Câmara terá reuniões de trabalho para discutir e selecionar dez propostas que tragam caminhos e soluções para a Amazônia.

Estas dez propostas efetivas sobre energias limpas serão expostas nas multiplataformas do Grupo Rede Amazônica, e se juntarão às propostas das outras câmaras temáticas do projeto em um caderno que será entregue em Setembro de 2022 aos parlamentares. Este documento terá em sua totalidade 50 propostas para os temas de Infraestrutura, Acesso à Saúde, Energia Limpa, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas.

Ao intensificar o diálogo e participações entre a sociedade civil, iniciativa privada e poder público neste fórum, a plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’ reitera e continua com seu objetivo de levar informação e conhecimento à população, incentivando desta forma o amadurecimento do senso crítico na escolha dos candidatos, a capacidade de análise e o voto consciente, e consequentemente a uma melhoria do processo democrático da região Amazônica.

Despertar o senso crítico e estimular o voto consciente

A região mais verde do planeta e os amazônidas demandam a discussão de assuntos que são fundamentais e que nem sempre estão presentes no pleito político, de modo a gerar ações construtivas para a região em um ano tão determinante para os eleitores. A Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo Rede Amazônica, lançou em 2021 a plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’, e te chama à reflexão: Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’ busca incentivar uma ação democrática que leve a população a exigir seus direitos junto aos representantes legais, elevando o nível de comprometimento e de atuação dos gestores públicos. Tal dinâmica possibilita o amadurecimento do senso crítico na escolha dos candidatos, a capacidade de análise da população e o voto consciente, levando a uma melhoria do processo democrático da região Amazônica.

Estão sendo realizados painéis, fóruns de debates on-line e ações presenciais para discussão e engajamento da população nos 5 estados da Amazônia – Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Na edição de 2022, a qual tem por tema “Caminhos da Democracia”, serão realizados 5 fóruns com discussões pautadas pelas câmaras temáticas de Infraestrutura, Acesso à Saúde, Energia Limpa, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas.

Assista o primeiro fórum:

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 36 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas, contribuindo com a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Siga a ‘Amazônia Que Eu Quero‘ nas redes sociais:

Instagram

Podcast Echos da Amazônia

Youtube Fundação Rede Amazônica

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Legistas da floresta querem saber: as grandes árvores da Amazônia estão morrendo?

O projeto Gigante, que começou na Amazônia em junho de 2024, está iniciando um protocolo que utiliza levantamentos feitos por drones combinados com verificações de solo para avaliar a mortalidade de árvores tropicais de grande porte.

Leia também

Publicidade