Manaus 30º • Nublado
Sexta, 17 Setembro 2021
Últimas Notícias
Série Inspirações
Fechar

Pesquisadores do Amazonas fazem parte da história do voto eletrônico no Brasil

Uma das estrelas do processo eleitoral brasileiro, a urna eletrônica, tem um pezinho no Amazonas. É que um grupo de estudantes da antiga Universidade de Tecnologia do Amazonas (Utam), atual Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolveu um protótipo de urna eletrônica em 1981.

O protótipo fazia parte de um projeto de conclusão doe curso de Engenharia Elétrica e foi utilizada na eleição do diretório acadêmico da Utam em 1981. 

O professor Angilberto Muniz, um dos desenvolvedores do protótipo, conta que a máquina de votação criada pelos alunos chamou atenção e rendeu até mesmo uma visita oficial do então ministro da Justiça, Ibrahim Abi-Ackel.

Foto: Arquivo pessoal

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a urna eletrônica como conhecemos hoje, foi desenvolvida em 1995 e utilizada pela primeira vez nas eleições municipais do ano seguinte.

Mas o professor Angilberto, lembra que o protótipo desenvolvido pelos estudantes amazonenses guarda várias semelhanças com a urna atual. "É claro que a tecnologia avançou neste período", ressalva, "mas a concepção é muito similar ao que temos hoje", pontua.

O protótipo criado por Angilberto e seus colegas foi usado com sucesso nas eleições do diretório acadêmico. A máquina de votação tinha dois terminais, a exemplo do que temos hoje em dia: um para o controle do mesário e outro para a votação do eleitor. "Foi um sucesso e o processo de apuração, que manualmente durava um ou dois dias, trouxe o resultado instantâneo", completa.

Além dos alunos da Utam, Angilberto lembra que pesquisas similares aconteceram em outras universidades do país na mesma época, porém sem incentivos do governo federal. "Eram projetos de pesquisa, algo que se restringia ao ambiente acadêmico", ressalta o professor.

Mesmo com o sucesso do protótipo amazonense, o professor explica que as pesquisas não foram adiante. "Nos rendeu 15 minutos de fama, mas cada um seguiu sua vida", conta. 

Da mesma forma, o professor atuou como consultor das eleições de 1996, onde as urnas foram testadas em massa pela primeira vez. "Fui convidado pelo Tribunal Regional Eleitoral e fui até Brasília para acompanhar as eleições daquele ano", lembra.

História da urna

Responsável pela automatização de 100% das eleições, a urna eletrônica foi lançada no Brasil em 1996 e hoje serve de modelo para diversos outros países, que vêm testando a capacidade da máquina para implantação em seus processos eleitorais.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a utilizar a urna eletrônica em todo o processo eleitoral, ainda no ano de 2000. O sucesso do processo eleitoral brasileiro não se restringe à urna eletrônica em si, apesar de ser ela o produto mais visível. 

Único no mundo, o sistema de eleições adotado no Brasil é campeão em agilidade na contagem e na divulgação dos votos, sendo aprovado por 94,4% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sensus após as eleições gerais de 2010. Além da plena aprovação do sistema eletrônico, 85% dos entrevistados afirmaram não ter tido qualquer dificuldade na hora do voto.

Nas eleições de 2018, o anúncio de que a eleição presidencial estava definida, no segundo turno eleitoral, foi feito apenas uma hora e quatro minutos após o encerramento da votação em todo o país.

Veja mais notícias sobre Amazônia que eu quero.

Veja também:

 

Comentários: 2

Francisco Das Chagas Pereira Da Silva em Quinta, 05 Agosto 2021 23:05

BOANOITE tem que coloca o sinal do amazonsat via satélite starone d2

BOANOITE tem que coloca o sinal do amazonsat via satélite starone d2
Francisco Das Chagas Pereira Da Silva em Quinta, 05 Agosto 2021 23:06

BOANOITE tem que coloca o sinal do amazonsat via satélite starone d2

BOANOITE tem que coloca o sinal do amazonsat via satélite starone d2
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/