Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 27 Outubro 2020

Ambientalista pede proposta mais eficaz de sustentabilidade para candidatos à prefeito

O portal Amazônia entrevistou o geógrafo e ambientalista, Carlos Durigan, que pediu uma gestão mais eficaz para políticas de sustentabilidade. Para ele, o tema é tratado com omissão no poder executivo municipal. O especialista respondeu quatro perguntas sobre o tema.

Portal Amazônia: grande parte das capitais da região norte do país estão entre as menos arborizadas do Brasil. Qual sua avaliação sobre esse ranking divulgado pelo IBGE?

Carlos Durigan: temos que levar em consideração a forma de se estimar esse número. Uma informação interessante sobre a metodologia pra se estimar arborização é você contar o número de arvores a partir do local onde você vive. Não entra, por exemplo, nesse calculo, as áreas florestadas e realmente se nós andamos por cidades como Manaus, Porto Velho nós temos essa questão, que acaba atingindo a saúde das pessoas e não quer dizer na cidade tem pouca área verde. O que acontece é que a arborização urbana em bairros e ruas está deixando a desejar
Reprodução/shutterstock

Portal Amazônia: qual o maior erro cometido pelo poder executivo municipal com a política ambiental?

Carlos Durigan: acho que o principal erro é a omissão. Hoje nós sabemos que as questões ambientais (clima, floresta, biodiversidade) estão interligados com temas importantes como economia, bem estar social, qualidade de vida. Então, a partir do momento que nós temos gestões públicas que se omitem em tratar de temas relevantes pra qualidade de vida das pessoas, isso acaba gerando uma série de outros problemas.

Portal Amazônia: de que forma avaliar as políticas ambientais em Manaus?

Carlos Durigan: a situação de Manaus é bastante complicada. A cidade cresceu muito rápido e muitos problemas vieram. Uma cidade que nos anos 70 tinham 300 mil habitantes e hoje tem mais de 2 milhões. Os problemas precisam ser enfrentados de forma coletiva e participativa. A gestão municipal tem que achar um meio de trabalhar em todas as frentes, pra cuidar de todos os interesses. O tema central da gestão municipal é trabalhar por melhorias de qualidade de vida da cidade.

Portal Amazônia: qual a política pública mais apropriada para os municípios da região norte quando se fala em sustentabilidade?

Carlos Durigan: nós temos a gestão pública como nível mais próximo da população. Então a base da construção voltada para o desenvolvimento regional sustentável é a interação e a articulação entre todos. Construir os planos para atacar os problemas de água, ocupação do espaço urbano, poluição do ar, desmatamento, queimadas. É preciso de uma estratégia específica e olhando de forma mais ampla. 

Com informações de Klauson Dutra, da CBN Amazônia Manaus

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 28 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/