Amazônia Que eu Quero: Painel para discutir o tema ‘Conectividade na Amazônia’ ocorre nesta quinta-feira na UEA

O objetivo do evento é ampliar a discussão sobre os desafios e soluções relacionados à conectividade na Amazônia. Confira:

Manaus- A Fundação Rede Amazônica (FRAM) através do programa ‘Amazônia Que Eu Quero’ realizará no dia 24 de agosto (Quinta-Feira), às 21:00 (horário de Brasília) o painel ‘Conectividade na Amazônia’ na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, n.1200, Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

O evento contará com a participação dos convidados: Tenente Coronel Pinho (Chefe do 4 CTA) para falar sobre o projeto ‘Amazônia Conectada’, Professor Fábio Cardoso que irá apresentar os projetos que a Universidade do Estado do Amazonas tem desenvolvido na área de conectividade, como o ‘Yara’ e o ‘Curupira’ reconhecidos internacionalmente; Eduardo Lopes (Diretor de Tecnologia do Grupo Rede Amazônica) que irá falar sobre a Infraestrutura das redes de telecomunicação na Amazônia: desafios e oportunidades, Rafael Pontes, Gerente de relacionamento da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que participará de forma remota, para comentar sobre a situação da conectividade no estado do Amapá e Celso Henrique Ribas, Gerente da Anatel do Amazonas, que irá traçar um panorama sobre Conectividade na Amazônia e Implementação do 5G na região norte, além da presença de acadêmicos e outras autoridades locais. 

A coordenadora do projeto, Debora Holanda, destaca a importância da realização do evento e a proposta do painel de Conectividade na Amazônia:

“É muito importante a gente falar sobre conectividade, desmistificando um pouco essa ideia mais técnica que envolve apenas cabos e internet, e nos aprofundar mais no que a conectividade pode proporcionar no aspecto social, ambiental, educacional e em diversos outros âmbitos que estão agregados a ela, na forma de serviços.

Nosso painel tem o objetivo de mostrar o quanto a conectividade é essencial para promover qualidade de vida, segurança, inclusão digital, cidadania, serviços básicos de saúde, além monitoramento de áreas de preservação ambiental e até mesmo da qualidade da água dos rios. E nesse aspecto, não temos a menor dúvida, de que todos os nossos painelistas, têm muito a conversar e contribuir para o nosso debate.

A visão que nós queremos passar para as pessoas, é que conectividade não é só internet, nem somente o fio de fibra óptica que a gente vê, mas que ela é de fundamental importância para promover uma integração entre pessoas e serviços essenciais para o bom funcionamento da sociedade.” Afirma Debora Holanda, Coordenadora do Amazônia Que eu Quero.

Transmissão

O evento será transmitido ao vivo pelo G1 Amazonas: https://g1.globo.com/am/amazonas/ e contará com cobertura da equipe de jornalismo da TV Amazonas, além do apoio de todos os outros veículos da casa: Amazon Sat, Portal Amazônia, CBN Amazônia.

Sobre o programa ‘Amazônia Que Eu Quero’

Concebido em 2019, o ‘Programa Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e Grupo Rede Amazônica (GRAM) que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população em câmaras temáticas.

O tema escolhido para edição de 2023 é “Educar para desenvolver e proteger” e as câmaras temáticas que estão sendo trabalhadas são educação, conectividade e turismo.

Através dos canais de comunicação do Grupo Rede Amazônica: Televisão, rádio, internet e redes sociais e da integração dos estados: Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima, almeja-se despertar o senso crítico e estimular ações democráticas que levem a população a entender o seu papel na construção de uma democracia mais participativa e que seja capaz de gerar impactos positivos, por meio da proposição de ideias e da discussão de políticas públicas inovadoras, através da produção de reportagens e conteúdos especiais ou da realização de painéis temáticos com especialistas, canvas de políticas públicas e também do caderno de soluções.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

ESG empresarial: a chave para o sucesso

Empresas modernas precisam atender às necessidades de governança, sustentabilidade, estratégia e inovação.

Leia também

Publicidade