Foto: Reprodução/Vatican News
O Papa Leão XIV inaugurou um mosaico da Virgem Maria e a entronização de uma estátua de Santa Rosa de Lima nos Jardins do Vaticano neste sábado (31). O ato é considerado pelo Papa uma reafirmação dos laços históricos, espirituais e culturais entre o Peru e a Santa Sé.
Durante o discurso, o Papa enfatizou o significado do gesto e sua ligação especial com o povo peruano:
“Este gesto renova os profundos laços de fé e amizade que unem o Peru, como vocês sabem, um país tão querido para mim, à Santa Sé”, disse ele aos presentes, incluindo representantes da Igreja, autoridades do Vaticano e a delegação diplomática peruana.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O Papa dirigiu uma saudação especial aos membros da Conferência Episcopal Peruana, ao embaixador do Peru junto à Santa Sé, Jorge Ponce San Román, e à presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, Irmã Raffaella Petrini.
Nesse contexto, destacou o entorno natural do local e o trabalho realizado para a conclusão do projeto. “Reunidos neste belo lugar onde tudo nos fala do criador e da beleza da criação, quero agradecer, em primeiro lugar, aos artistas que criaram estas obras e àqueles que tornaram possível que hoje possamos desfrutar deste agradável evento, e a toda a família salesiana, neste dia da festa de São João Bosco, em que estamos aqui reunidos, parabenizando a todos ”, disse ele, agradecendo especialmente aos artesãos de Dom Bosco.
O Papa também refletiu sobre o chamado universal à santidade, invocando as figuras da Virgem Maria e da primeira santa latino-americana.
“Estas duas figuras, nossa Mãe Celestial e a primeira santa latino-americana, Santa Rosa de Lima, lembram-nos o tema da santidade”, recordou, citando o Concílio Vaticano II sobre a vocação de todos os fiéis à plenitude da vida cristã.
Leia também: HABEMUS PAPAM: Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV, é cidadão do Peru

Embaixador do Peru no Vaticano agradece homenagem à Santa
Por sua vez, o embaixador do Peru junto à Santa Sé, Jorge Ponce San Román, expressou sua gratidão ao Papa e destacou o trabalho realizado pela missão diplomática peruana para concretizar este projeto no Vaticano.
“Certamente, quero agradecer à equipe da embaixada peruana, distribuída por esses jardins neste momento, pelo seu trabalho incansável para concretizar este projeto ”, disse ele, observando também que nas últimas semanas foram desenvolvidas atividades acadêmicas e culturais para promover a figura de Santa Rosa de Lima.
O diplomata lembrou que Santa Rosa é “a primeira santa do chamado ‘Novo Mundo’. A padroeira das Américas e das Filipinas”, cujo testemunho, disse ele, representa uma fé que se traduz em serviço e compromisso com os mais vulneráveis. “Santa Rosa continua sendo um exemplo nos dias de hoje”, enfatizou
Jorge Ponce também expressou os sentimentos do povo peruano e renovou o convite ao Santo Padre para visitar o Peru.
“Quero concluir reiterando a infinita gratidão de todo o povo do Peru ao nosso Papa Leão XIV por esta nova demonstração de afeto, e reiterar que esta terra sagrada, como o Papa Francisco a chamou, o aguarda com esperança e fé. Em nome do povo peruano, muito obrigado, Santo Padre. E como o senhor sabe, esperamos vê-lo muito em breve no Peru”, declarou.
*Com informações da Agência Andina
