Parque Nacional Los Katios, um santuário de cachoeiras e vida selvagem na Colômbia

Do coração das montanhas, águas cristalinas emergem, criando belas cachoeiras e cascatas. A mais impressionante é a Tilupo, que, além de sua beleza, é considerada sagrada pelo povo Kuna.

Foto: Melissa Valenzuela

No norte da Colômbia existe um Patrimônio Mundial Natural onde a vida selvagem da América Central e do Sul se funde. O Parque Nacional Los Katios é um considerado um verdadeiro santuário da vida selvagem localizado na fronteira entre a Colômbia e o Panamá.

Este Patrimônio Mundial Natural, entre a América Central e a América do Sul, é uma densa floresta tropical, isolada da civilização humana, adequada para a conservação e o intercâmbio de espécies. Com uma extensão de 72.000 hectares, foi declarada área protegida em 1973.

Como a floresta tropical começa no nível do mar e se estende até as colinas próximas, o Parque Nacional Los Katios abriga um conjunto de ambientes muito particular e diverso: a floresta nublada, a mata ciliar e a floresta inundável são alguns dos ecossistemas que coexistem nesta pequena área da Colômbia.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

No entanto, é possível encontrar uma grande variedade de espécies endêmicas neste território, sendo uma importante fonte de biodiversidade para todo o planeta. Calcula-se que 30% da biodiversidade de aves da Colômbia reside nestas terras, além de algumas espécies ameaçadas de extinção, como a Anta, o Urso-de-Óculos e a Rã-arlequim.

A flora também é diversificada, com espécies ameaçadas, como o Catival, que se espalham pelo parque e estão sendo protegidas. No registro mais recente são 669 espécies botânicas distribuídas em 96 famílias dicotiledôneas e 20 famílias monocotiledôneas.

Leia também: Portal Amazônia responde: o que são Parnas?

O Parque Nacional Los Katios também é uma importante fonte de água. O Rio Atrato atravessa todo o parque, criando uma ampla gama de planícies de inundação e pântanos, especialmente durante as estações chuvosas. Além disso, de acordo com o governo colombiano, essa vasta e densa floresta é um reservatório natural de carbono de grande importância para o mundo, mantendo uma atmosfera mais limpa.

Do coração das montanhas, águas cristalinas emergem, criando belas cachoeiras e cascatas. A mais impressionante é a Tilupo, uma cachoeira que, além de sua beleza, é considerada sagrada pelo povo Kuna, uma das tribos indígenas que habitam este território.

Foto: Reprodução/Facebook-El Rostro de mi Pueblo

Outro atrativo é o ‘Salto de Bordones’, uma cachoeira conhecida por ser uma das mais altas da Colômbia. A área ao redor é ideal para quem gosta de trilhas desafiadoras, já que o caminho até a cachoeira inclui encostas íngremes e terreno irregular.

Foto: Reprodução/Turismo en Colombia

Vale a pena saber que o Parque Nacional Los Katios não foi projetado para fins de ecoturismo, mas sim para proteger a natureza. Por isso, para qualquer tipo de visita é preciso ser acompanhado por um guia durante todo o percurso. A maneira mais fácil de chegar é de avião, partindo de Medellín para Turbo e, em seguida, viajando de carro até o parque.

*Com informações do Governo da Colômbia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jesus ruivo’: amazonense chama atenção de atletas durante Mundial de Vôlei em Belém

Apaixonado por vôlei, manauara Maikon Andrade se fantasiou de "Jesus ruivo" para conseguir tirar fotos com jogadores durante competição que acontece no Pará.

Leia também

Publicidade