Nova espécie de orquídea é descoberta em Parque Nacional no Peru: Telipogon yanesha

A descoberta da nova espécie de orquídea se junta ao grupo exclusivo de 'telipogons em miniatura', que agora inclui 11 espécies reconhecidas no Peru.

A orquídea Telipogon yanesha se destaca por sua beleza discreta e distinta. Foto: Luis Valenzuela

As áreas naturais protegidas do Peru estão mais uma vez surpreendendo o mundo. Uma nova espécie de orquídea foi descoberta nas florestas montanhosas do Parque Nacional Yanachaga Chemillén, na região de Pasco.

Batizada de Telipogon yanesha, esta pequena flor se junta ao exclusivo grupo de “telipogons em miniatura”, dos quais onze espécies já são reconhecidas no país, anunciou o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Estado (Sernanp), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (Minam).

Leia também: Do tamanho da ponta de uma caneta, nova espécie de orquídea é encontrada no Peru

A descoberta, feita no coração da Reserva da Biosfera Oxapampa-Asháninka-Yánesha e publicada recentemente na revista científica Phytotaxa, foi anunciada pelo Sernanp, consolidando as áreas naturais protegidas como verdadeiros laboratórios vivos de biodiversidade.

Beleza da orquídea é considerada discreta e particular

A orquídea foi descrita pelos pesquisadores Luis Valenzuela (Jardim Botânico do Missouri, Peru) e William Nauray (Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem do Peru). Sua beleza discreta e particular se distingue pelas flores amarelo-esverdeadas, com estruturas florais únicas que a diferenciam claramente das demais espécies. 

A nova espécie foi encontrada crescendo nos galhos finos de uma árvore da família Melastomataceae (Miconia calophylla), a uma altitude entre 2.100 e 2.300 metros acima do nível do mar. Além disso, como parte da pesquisa, foi observado que esta orquídea floresce em março, coincidindo com um dos meses de maior pluviosidade na região.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A orquídea Telipogon yanesha se destaca por sua beleza discreta e distinta. Foto: Luis Valenzuela
Foto: Luis Valenzuela

Leia também: Falsa parasita: conheça as Cattleyas, orquídeas nativas da Amazônia

Orquídea Telipogon yanesha

O nome escolhido é uma homenagem ao povo Yánesha, uma comunidade indígena que habita as bacias dos rios Pichis e Palcazú, na Reserva da Biosfera Oxapampa-Asháninka-Yánesha. Suas tradições, língua e conhecimento ancestral da flora e fauna refletem a riqueza cultural e a resiliência das comunidades indígenas do Peru, guardiãs históricas da biodiversidade amazônica.

Esta descoberta foi possível graças ao apoio do Jardim Botânico do Missouri, do Herbário Selva Central Oxapampa (HOXA) e da sede do Parque Nacional Yanachaga Chemillén. “Gostaríamos também de agradecer aos pesquisadores Rodolfo Vásquez Martínez e Rocío del Pilar Rojas Gonzáles por suas valiosas contribuições e sugestões. Agradecemos também a colaboração de Shane Verde Q., J. Flores S. e E. Pinche S., que prestaram assistência em campo e com o herbário, respectivamente”, destacaram os pesquisadores.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade