Madre de Dios: região no Peru busca proteger mais de 500 mil hectares de bosques de castanheiras

Programa de conservação florestal contra o desmatamento na região conta com apoio de empresas privadas.

Mais de 500.000 hectares de florestas de castanheiras serão protegidos do desmatamento graças a um novo programa de conservação florestal realizado na região de Madre de Dios, no Peru, graças ao apoio de empresas privadas. A Lima Expresa participará na proteção da área, o que permitirá reduzir 845 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2), correspondente a 100% das emissões residuais geradas pela empresa em 2023.

Para reduzir as emissões diretas, a Lima Expresa implementa desde 2018 o plano de ação ambiental VINCI Highways, com a instalação de painéis solares, a conversão elétrica da sua frota operacional e a substituição de lâmpadas LED no Túnel Grande Lima Expresa.

Em função disso, já reduziu suas emissões diretas de carbono em 44% desde 2018. Com o objetivo de alcançar a redução total das suas emissões, a empresa participa desde 2020 em programas de conservação florestal que melhoram ativamente a capacidade de florestas para absorver CO2 da atmosfera.

Agora, o compromisso é com a proteção das florestas localizadas nas áreas mais estratégicas do Peru: Parque Nacional Cordilheira Azul, Reserva Nacional Tambopata, projeto Nii Kaniti em Ucayali e agora a selva Madre de Dios.

Foto: Reprodução/Agência Andina

Através destes investimentos estratégicos, além de buscar inibir o desmatamento, o foco também vai para a preservação da biodiversidade, proteção dos recursos hídricos e apoio às comunidades locais.

Para este novo programa de conservação florestal, a empresa também se associou ao projeto REDD+ Castañeros da empresa Bosques Amazónico (BAM), que se concentra na gestão sustentável das florestas tropicais no Peru e melhora os meios de vida dos residentes locais.

O projeto contribuirá para a gestão sustentável e proteção das florestas de castanheiras ameaçadas. Desde 2019, a BAM trabalha com mais de 700 famílias locais agrupadas na Federação dos Produtores de Castanha de Madre de Dios com o objetivo de proteger mais de 500.000 hectares de florestas deste fruto amazônico, promover o desenvolvimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida das famílias residentes neste território.

“Lima Expresa contribui para a ambição da VINCI Highways de descarbonizar a mobilidade através do uso de rodovias. Temos feito grandes avanços através de diversas soluções de eficiência energética, como a produção de energia com painéis solares em nossas operações. Com o mesmo objetivo, as nossas emissões residuais, aquelas que hoje não conseguimos reduzir completamente, estão a ser compensadas pelos nossos projetos de reflorestação. Estes projetos, além da descarbonização, apoiam o desenvolvimento comunitário e o bem-estar social, que são a base da sustentabilidade. Estamos orgulhosos de ser a única concessão rodoviária no Peru que contribui para a meta de atingir zero emissões líquidas na indústria de transportes “, disse Raúl Díaz, gerente geral da Lima Expresa. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto estuda biocurativo para tratamento de feridas na pele com óleo de copaíba e melatonina

A pesquisa realizada em Mato Grosso mostra que substâncias ativas no biocurativo garantem um tratamento eficaz com números de aplicações reduzidas.

Leia também

Publicidade