Madre de Dios: região no Peru busca proteger mais de 500 mil hectares de bosques de castanheiras

Programa de conservação florestal contra o desmatamento na região conta com apoio de empresas privadas.

Mais de 500.000 hectares de florestas de castanheiras serão protegidos do desmatamento graças a um novo programa de conservação florestal realizado na região de Madre de Dios, no Peru, graças ao apoio de empresas privadas. A Lima Expresa participará na proteção da área, o que permitirá reduzir 845 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2), correspondente a 100% das emissões residuais geradas pela empresa em 2023.

Para reduzir as emissões diretas, a Lima Expresa implementa desde 2018 o plano de ação ambiental VINCI Highways, com a instalação de painéis solares, a conversão elétrica da sua frota operacional e a substituição de lâmpadas LED no Túnel Grande Lima Expresa.

Em função disso, já reduziu suas emissões diretas de carbono em 44% desde 2018. Com o objetivo de alcançar a redução total das suas emissões, a empresa participa desde 2020 em programas de conservação florestal que melhoram ativamente a capacidade de florestas para absorver CO2 da atmosfera.

Agora, o compromisso é com a proteção das florestas localizadas nas áreas mais estratégicas do Peru: Parque Nacional Cordilheira Azul, Reserva Nacional Tambopata, projeto Nii Kaniti em Ucayali e agora a selva Madre de Dios.

Foto: Reprodução/Agência Andina

Através destes investimentos estratégicos, além de buscar inibir o desmatamento, o foco também vai para a preservação da biodiversidade, proteção dos recursos hídricos e apoio às comunidades locais.

Para este novo programa de conservação florestal, a empresa também se associou ao projeto REDD+ Castañeros da empresa Bosques Amazónico (BAM), que se concentra na gestão sustentável das florestas tropicais no Peru e melhora os meios de vida dos residentes locais.

O projeto contribuirá para a gestão sustentável e proteção das florestas de castanheiras ameaçadas. Desde 2019, a BAM trabalha com mais de 700 famílias locais agrupadas na Federação dos Produtores de Castanha de Madre de Dios com o objetivo de proteger mais de 500.000 hectares de florestas deste fruto amazônico, promover o desenvolvimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida das famílias residentes neste território.

“Lima Expresa contribui para a ambição da VINCI Highways de descarbonizar a mobilidade através do uso de rodovias. Temos feito grandes avanços através de diversas soluções de eficiência energética, como a produção de energia com painéis solares em nossas operações. Com o mesmo objetivo, as nossas emissões residuais, aquelas que hoje não conseguimos reduzir completamente, estão a ser compensadas pelos nossos projetos de reflorestação. Estes projetos, além da descarbonização, apoiam o desenvolvimento comunitário e o bem-estar social, que são a base da sustentabilidade. Estamos orgulhosos de ser a única concessão rodoviária no Peru que contribui para a meta de atingir zero emissões líquidas na indústria de transportes “, disse Raúl Díaz, gerente geral da Lima Expresa. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Greenpeace Brasil destaca cinco ações na Amazônia em comemoração aos 33 anos da organização

Organização completou 33 anos de atuação no país no dia 26 de abril com campanha em defesa do respeito à Amazônia e seus povos.

Leia também

Publicidade