Alguns insetos são comestíveis e ricos em proteínas, além de proporcionarem um impacto ambiental menor do que muitos alimentos.
A Colômbia é um país rico em produção de alimentos, desde café e bananas até batatas e abacates. Mas, à medida que o mundo considera suas crescentes demandas por alimentos e a necessidade de uma agricultura sustentável, outra fonte de alimento vem à tona: insetos comestíveis.
Eles são ricos em proteínas e têm um impacto ambiental menor do que muitos alimentos. Aqui estão os cinco principais insetos colombianos que você pode comer:
Besouros
Muitos besouros são comestíveis, incluindo o besouro metálico da madeira (Euchroma gigantae), que pode pesar até três gramas e é comido há séculos por tribos no sudeste da Colômbia. Os Yukpa, uma tribo caribenha, também são conhecidos por comer o suculento “besouro rinoceronte”, um escaravelho (Podischnus agenor). Mulheres e crianças caçam esse besouro, que sai à noite, nas plantações de milho e cana-de-açúcar. O abdômen geralmente é espetado e depois torrado, embora possa ser comido cru.
Formigas
A formiga comestível mais famosa da Colômbia é a Atta laevigata, uma das maiores formigas cortadeiras (conhecida como Hormiga culona ou “formiga rabo grande” em espanhol). É uma tradição herdada dos Guanes que viviam em Santander. Essas formigas são colhidas apenas durante a estação chuvosa.
Acredita-se que sejam afrodisíacos e muitas vezes são dados como presentes de casamento. A produção se concentra em San Gil e Barichara, Boyaca, mas as formigas são comercializadas em lugares tão distantes quanto Bogotá e Bucaramanga e exportadas para o Canadá, Inglaterra e Japão.
Lagartas
Várias tribos indígenas na Colômbia usam lagartas como alimento e isca de pesca. O povo Tukano, de Vaupes, no sudeste da Colômbia, é conhecido por comer lagartas incluindo a pequena e peluda hutia e uma grande lagarta de cores vivas chamada batiya. Eles coletam quando caem no chão da floresta para se transformar em pupa.
Cupins
Os cupins também são insetos usados tanto como alimento quanto isca de pesca. Eles geralmente são coletados por mulheres que restringem as saídas em torno dos cupinzeiros e os expulsam. Os cupins são tão importantes para alguns grupos indígenas, incluindo os Barasana, um subgrupo Tukano, que são usados em ritos e cerimônias. Muitos grupos indígenas dedicam muito tempo à coleta de cupins, que são ricos em proteínas.
Gafanhotos
Os Yukpa, da costa caribenha, perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela, são conhecidos por comer gafanhotos de chifre curto (Acrididae). As mulheres e crianças vão caçar nos campos para pegá-los com as mãos em concha. Às vezes, especialmente em janeiro e fevereiro, os homens colocam fogo na grama seca e depois dirigem os insetos em fuga para as mulheres e crianças que esperam com grandes leques. Em seguida, são embrulhados em folhas e assados, ou espetados e torrados.