Cinco festivais curiosos que acontecem na Colômbia

Há centenas de celebrações realizadas todos os anos na Colômbia, com dança, carros alegóricos, música, rainhas da beleza e atividades culturais.

A Colômbia gosta de um bom festival e há centenas dessas celebrações realizadas todos os anos, com dança, carros alegóricos, música, rainhas da beleza e atividades culturais homenageando diferentes elementos da cultura local. Mas alguns festivais são mais conhecidos do que outros.

Se você está procurando por algo um pouco diferente, por que não visitar um desses festivais colombianos? Confira:

Festival do Morcego

Os morcegos são populares graças ao Halloween e ao Conde Drácula, o que significa que a maioria das pessoas não tem consciência de seu papel no ecossistema. Eles não só podem comer seu próprio peso corporal em insetos, controlando pragas como mosquitos, como também polinizam plantações, incluindo bananas, abacates e mamões. Tudo isso é celebrado no Festival de Morcegos realizado todo mês de outubro.

Foto: Reprodução/Governo da Colômbia

Festival do Mel

Oiba, em Santander, é o paraíso do mel da Colômbia e sedia o Festival do Mel todo mês de janeiro para celebrar o trabalho extraordinário das abelhas colombianas. Seu destaque é o Honey Pageant, quando os concorrentes vão para as ruas em carros alegóricos coloridos. Os visitantes do desfile também são presenteados com iguarias regionais e, claro, muito mel local, além de, geralmente, participarem de uma viagem para a caverna Cachalú, a cachoeira Chaguatá e o morro San Miguel, nas proximidades.

Foto: Reprodução/Governo de Colômbia

Festival do Burro

O Festival do Burro da Colômbia é irônico, especialmente seu Concurso de Beleza do Burro, que coroa um Rei e uma Rainha entre os burros reunidos, que estão completamente enfeitados para a ocasião em elaboradas fantasias. O festival, realizado toda Páscoa em San Antero, Córdoba, inclui música ao vivo, dança, comida e artesanato. O Rei e a Rainha Burro são batizados com novos nomes assim que são coroados.

Foto: Reprodução/Governo da Colômbia

Festival de Astronomia

Milhares de entusiastas do espaço, amadores e internacionais, reúnem-se todos os anos para o Festival de Astronomia da Colômbia, que acontece em Villa de Leyva, Boyacá, todo mês de fevereiro. O festival é organizado pela Associação de Astronomia da Colômbia (ASASAC), que explora os céus há mais de 50 anos. A associação trabalha com a cidade para garantir que ela apague as luzes e ofereça as melhores condições possíveis para observação de estrelas.

Foto: Reprodução/Governo da Colômbia

Festival de la Subienda

Todo mês de fevereiro, o povo de Honda, Tolima, a “Cidade das Pontes ”, sedia o Festival “Coming Up” (Festival de la Subienda) para marcar a chegada dos peixes em sua seção do Rio Magdalena. A temporada, quando os peixes deixam as áreas mais pantanosas da Colômbia e nadam rio acima, dura cerca de quatro meses. O festival inclui demonstrações culturais e de pesca e celebra o trabalho dos pescadores da cidade, que pescam durante a noite, na subida, para garantir sua captura.

Foto: Reprodução/Governo da Colômbia

*Com informações do Governo da Colômbia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade