Urucu é uma árvore da família das Bixácea, urucu também denominada urucum, e pode atingir 5m de altura. É encontrada na floresta pluvial da Região Amazônica até a Bahia.
Urucu (Bixa orellana) é uma árvore da família das Bixácea, urucu também denominada urucum, e pode atingir 5m de altura. É encontrada na floresta pluvial da Região Amazônica até a Bahia.
Seus frutos contêm, cada um, de 30 a 50 sementes e a polpa que as envolve produz matérias tintoriais de cor amarela (orelina) e vermelha (bixina). Elas servem para o uso em culinária ou na impressão e tingimento de tecidos. A tinta é largamente utilizada pelos índios amazônicos na pintura da pele, misturando-o a óleos vegetais ou gorduras animais, obtendo uma tinta que os protege dos raios ultravioleta do Sol, repelente de insetos, rituais religiosos, além de ter finalidades decorativas.
Como cresce rapidamente, serve também para recompor áreas degradadas, ao ser plantada em composição com outras árvores e também usada em cercas vivas. Produz anualmente grande quantidade de sementes, que são disseminadas tanto pelo homem como por animais que se alimentam de seus frutos.