Parque Zoobotânico

Parque Zoobotânico reúne uma área de 144 hectares com espécies animais e vegetais, constituindo a maior área verde dentro do perímetro urbano da capital Macapá. 

Foto: Asscom/Ufac

Criado em 1983, o Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac) reúne em uma área de 144 hectares com espécies animais e vegetais, constituindo a maior área verde dentro do perímetro urbano da capital.

O parque fica no campus da Universidade em Rio Branco e recebe todos os dias pesquisadores e alunos de diversas áreas como a biologia, engenharia florestal e geografia, sendo um dos maiores campos de estudo a céu aberto do país.

Embora a criação oficial do Parque tenha sido em 83 com a construção do primeiro prédio no local, as pesquisas começaram muito antes, em 1979. O local é inteiramente destinado à pesquisa, ensino e a preservação da biodiversidade no Acre.

O Parque Zoobotânico é uma unidade integradora, que tem como competência:


  • Contribuir com o desenvolvimento regional, em base sustentável, considerando a manutenção da elevada biodiversidade e as potencialidades regionais, centrando-se em três pilares: biodiversidade, ecologia e manejo de ecossistemas e educação.
  • Pesquisar e valorar os recursos, a ecologia das espécies com potencial de uso e de produtos, a sustentabilidade do extrativismo e da produção;
  • Desenvolver tecnologias apropriadas para processamento;
  • Criar e expandir o mercado e a comercialização de produtos florestais, de modo a contribuir para a interação entre educação, o desenvolvimento econômico e os mecanismos de manutenção dos processos ecológicos da região. 

Fonte: https://www.ufac.br/

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

A realidade da Reserva Legal na Amazônia e o Projeto de Lei 3334/2023

As Reservas Legais, juntamente com as APPs, desempenham um papel essencial nesse contexto, protegendo a vegetação nativa e garantindo acesso aos benefícios proporcionados pelos ecossistemas.
Publicidade

Leia também

Publicidade