Novo Airão

 O município tem muitas atrações turísticas e a principal é o contato com os botos-cor-de-rosa diretamente na praia da cidade

Foto: Reprodução/Internet

Há duas versões sobre a origem do primeiro núcleo de povoamento em terras do município de Airão, as quais eram habitadas primitivamente pelos índios Uaimiri, Atroaí, Crichanã, Carabinari e Jauaperi. A primeira versão diz que numa das bandeiras dos Jesuítas, saídas do Maranhão, a primeira em 1657 e a segunda no ano seguinte, foi fundada a “missão dos Tarumãs, que, depois de passar por vários incidentes transmudou-se na missão da Foz do Jaú”. 

A segunda versão informa que Pedro da Costa Favela, no comando de uma tropa de resgate e o Frei Teodósio da Veiga, da ordem dos Mercês, vieram ao Rio Negro guiados pelos Aroquis que habitavam o rio Urubu e fundaram em 1668, nas proximidades do riacho Aruim, uma povoação que anos depois, foi transferida para a Foz do Rio Jaú, com a denominação de Santo Elias do Jaú. Tudo indica que haja sido a missão ou a aldeia de Santo Elias do Jaú o segundo ou terceiro núcleo de povoamento organizado pelos portugueses em terras amazonenses. 

A história de Novo Airão está fortemente ligada a Velho Airão, uma cidade fantasma da qual parte de seus colonizadores são originários. É conhecida por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos. Destaca-se pela beleza da cidade e riqueza natural. Debruçado à margem do rio Negro, um dos mais ricos e importantes ecossistemas da Amazônia.

O município tem muitas atrações turísticas e a principal é o contato com os botos-cor-de-rosa diretamente na praia da cidade. É um dos poucos municípios do mundo a possuir dois Parques Nacionais: o do arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo e o Parque do Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país no mundo, além do Parque Estadual do Rio Negro – Setor Norte e do território Indigena Waymiri Atroaris.

Possui também um serpentário e muitas outras atrações naturais, tais como as grutas de Madadá, igarapé do mato grosso e orquidários naturais. A antiga sede do município é outro atrativo, Airão Velho, uma cidade fantasma encravada na selva e rodeada de outros vestígios humanos ainda mais antigos.

Confira como chegar em Novo Airão. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.
Publicidade

Leia também

Publicidade