Nova Olinda do Norte já foi conhecida como cidade do Petróleo, porém o “ouro preto” foi considerado inviável economicamente anos depois
A historia de Nova Olinda do Norte está estreitamente ligada à exploração do petróleo do Amazonas e ficou conhecida como a Cidade do Petróleo.
Outras cinco perfurações foram efetuadas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica (13 de maio de 1955), porém a euforia teve curta duração, porque a Petrobras, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.
Habitavam primitivamente na região de Nova Olinda do Norte os índios Turás, Muras, Mundurucus e outros.
Afastada de Manaus a 134 km, a cidade de Nova Olinda do Norte tem um potencial turístico/econômico ligado a agricultura, pecuária e ao extrativismo. O município é um dos poucos que possui fontes de petróleo, ainda pouco exploradas.
Em Nova Olinda do Norte, a cultura do boi bumbá é a paixão do povo novolindense, pois muitos viajam para prestigiar ao espetáculo embaladas na beleza e no imaginário das lendas, contos e mistérios, envolvendo rios e florestas.