Nhamundá

O município foi território de disputas entre o explorador espanhol Frei Gaspar de Carvajal e as índias Yacambiabas em 1542 onde as índias saíram vencedoras

Foto: Reprodução

No município de Nhamundá, distante 382 quilômetros de Manaus, habitavam primitivamente a região os índios Uabois, Jamundás, Cuniris, Guncari. Em 1758 foi elevada a categoria de vila. Em 1911, apareceu na divisão administrativa do Brasil, como integrante do Município de Parintins e em seguida, distrito de Jamundá (extinto em 1933). Somente em 19 de dezembro de 1955, a ilha foi desmembrada de Parintins e se transformou no município autônomo de Nhamundá, porém a cidade só passou a existir oficialmente dia 31 de janeiro de 1956, data em que o primeiro prefeito da cidade, tenente Pedro Macedo de Albuquerque ,foi nomeado pelo então governador do Estado do Amazonas, Doutor Plínio Ramos Coelho.

O município guarda o acontecimento histórico, que deu nome ao estado do Amazonas, o encontro entre espanhóis e grandes índias guerreiras, tais como as amazonas narradas na mitologia grega. A disputa ocorreu entre o desbravador espanhol Francisco Orellana, em viagem pelo Amazonas, e as índias conhecidas como Ycamiabas.

O turismo de eventos esportivos está representado através da principal festa da cidade, onde comemora-se a Pesca do Tucunaré, uma tradição que atrai turistas de diversas áreas do Amazonas e do mundo. Durante o evento acontecem algumas competições: a escolha da Garota Tucunaré, a corrida de rabetas e a pesca do maior Tucunaré da região, ponto alto do evento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.
Publicidade

Leia também

Publicidade