Museu da Borracha

 Inaugurado em 5 de novembro de 1978, é responsável por coletar, conservar e expor a história do Acre 

Foto: Sérgio Vale/SECOM

 O Museu da Borracha está localizado na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre. Órgão público vinculado a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, o museu é responsável por coletar, conservar e expor os testemunhos da história sócio econômica e cultura material do Acre.

O museu foi instituído por decreto estadual de 3 abril de 1978 e inaugurado no dia 5 de novembro do mesmo ano durante a gestão de Geraldo Gurgel de Mesquita, por conta das comemorações do primeiro centenário da migração nordestina para o Acre. Sua primeira sede foi um edifício localizado na avenida Getúlio Vargas e administrado pela Secretaria da Educação e Cultura.

Em 1986 foi transferido para a sede da Fundação Elias Mansour, responsável pela administração dos espaços museológicos e equipamentos culturais do Acre. O museu ocupa desde então. Com a extinção da Superintendência da Borracha (SUDHEVA) em 1990, o museu passou a ocupar a antiga sede do órgão extinto de 510 m, situado na avenida Ceará, no centro de Rio Branco. Além das exposições, o museu conta com reserva técnica, áreas para atuação didático-cultural, biblioteca, arquivo e um auditório com capacidade para 60 pessoas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Solo da Amazônia estoca mais da metade do carbono orgânico presente no Brasil

Dados do MapBiomas Solo aponta dados inéditos sobre carbono orgânico armazenado em solo brasileiro.
Publicidade

Leia também

Publicidade