Maraã

O município de Maraã é banhado pelo caudaloso rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro

As origens do município se prendem às de Tefé, aldeia fundada no final do século XVII. Criado em dezembro de 1955 , quando o distrito de Maraã – que integrava o município de Tefé – foi dividido em dois novos municípios : Maraã e Japurá, criados pela mesma lei. 

O município foi instalado em 7 de maio de 1956. O local determinado para a instalação da sede municipal, onde hoje está localizada, pertencia na época a proprietários particulares, os quais não abriam mão da referida área sem o devido ressarcimento pelo estado, das benfeitorias existentes. Essa foi a razão pela qual a sede municipal foi instalada provisioriamente no ano de 1956 na localidade de Jacitara. 

Posteriormente, o governo do Estado e a família Solart efetivaram a transação e instalou-se em definitivo a sede do município de Maraã dia 25 de março de 1969

Conhecido como “Princesinha Japurá”, o município de Maraã está localizado a 634 km de Manaus e se destaca pela realização do Festival dos Botos de Maraã, que acontece sempre no final do mês de Julho, levando para o remanso os Botos Tucuxi e Vermelho. Também é conhecido pela festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, o Aniversário da Cidade, as Festas Juninas e muito mais.

O município se destaca pela suas belas praias que surgem com a chegada do verão e a seca dos rios, os moradores e visitantes lotam as praias para se refrescar e aproveitar o sol nos domingos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Minissérie mistura missão astronauta com salinização das águas enfrentada no Bailique, no Amapá

Produção foi realizada durante 13 dias no Arquipélago do Bailique, mostrando a elevação extrema do nível do mar a e salinização do rio Amazonas em meio a uma missão astronauta.
Publicidade

Leia também

Publicidade