Lábrea possui um dos maiores PIBs (Produto interno bruto) do Amazonas. A agropecuária é quem mais contribui para a economia do município
A história do município de Lábrea, localizado no interior do Amazonas e distante 701.82 quilômetros de Manaus, remonta a vinda de imigrantes nordestinos no período áureo da borracha no estado. Em 1852 há o conhecimento do rio Purús por alguns coletores de droga. Entre os anos de 1852 e 1861, partem expedições com o objetivo de encontrar comunicação entre os rios Purus e Madeira.
Em 1869, chega à região a primeira leva de cearenses, chefiada por João Gabriel de Carvalho e Melo. Em dezembro de 1871, chega a maior leva de maranhenses, sob o comando do Coronel Antônio Rodrigues Pereira Labre, instalando-se às margens do rio Purus, na terra firme de Amaciari, que passa a denominar-se Lábrea.
Através da lei provincial número 523 de 14 de maio de 1881, a cidade de Lábrea é fundada, elevando a freguesia de Lábrea à categoria de vila.
Como chegar
Por estrada: A rodovia transamazônica (BR-320) finaliza na cidade de Lábrea e é a única forma de chegar por terra.
Vias aéreas: cidade de Lábrea possui ligação em dois voos semanais direto com Manaus (AM) e também possui ligação com Porto Velho (RO).