Itaubal do Piririm

 O município amapaense conta com uma paisagem exuberante, pássaros de várias espécies e festejos para São Benedito.

Foto: Reprodução/Prefeitura Itaubal do Piririm

Localizado a 112 quilômetros da capital do Amapá, o município de Itaubal do Piririm foi criado pela  Lei Nº 5, de 1º de maio de 1992. Faz limite ao norte e oeste com Macapá, ao sul e a leste com o rio Amazonas. O acesso terrestre é por uma estrada já totalmente asfaltada.

Itaubal é conhecido pelas diversas comunidades: Aracu, Bom Sucesso, Cacau, Carmo do Macacoari, Cobra Capim, Comunidade dos Porcos, Cristo Libertador, Curicaca, Foz do Macacoari, Igarapé Cobra, Igarapé Fundo, entre outras.

Economicamente, o município tem como principais atividades o extrativismo vegetal, voltado para a exploração de madeiras das espécies andiroba, paumulato, cedro e virola. A pecuária é baseada em rebanhos bubalinos, bovinos, equinos e ovinos, e a agricultura é de subsistência.

Seus principais atrativos turísticos são os festejos de São Benedito, que ocorrem no período da segunda quinzena de novembro, atraindo turistas da capital e de outros municípios próximos. A paisagem exuberante de Itaubal é outro atrativo aos visitantes. Pássaros de várias espécies e animais silvestres fazem o local ser ainda mais atrativo.

 *Com informações da Prefeitura de Itaubal do Piririm

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Povo Juma luta para sobreviver em meio a invasões e desmatamento no sul do Amazonas

Avanço do desmatamento na região preocupa indígenas Juma, que quase foram exterminados em 1964.
Publicidade

Leia também

Publicidade