Itacoatiara

Também conhecida como “Pedra Pintada” e “Velha Serpa”, Itacoatiara se consolida como a terceira maior economia do Amazonas

Foto: Divulgação

Uma das cidades mais antigas do Amazonas, Itacoatiara é um dos polos do estado mais visitados seja no turismo ou em negócios. Distante 269 km de Manaus, o município é muito conhecido pela promoção do Festival da Canção de Itacoatiara, conhecido por Fecani. Sendo o maior festival de música da região Norte do Brasil, é realizado anualmente em setembro. 

O nome Itacoatiara é originário da língua indígena e significa “Pedra Pintada”, devido as inscrições gravadas em algumas pedras localizadas no rio Urubu em frente à cidade. Teve como primeiros habitantes os índios Muras, Juris, Abacaxis, Anicorés, Aponariás, Cumaxiás, Barés, Jumas, Juquis, Pariguais e Terás.
O município de Itacoatiara possui rica biodiversidade, sendo composta por um importante ecossistema aquático, constituídos por rios, paranás, igapós e lagos piscosos, favorecendo a economia local, através dos setores primário, secundário, terciários e turístico.
Itacoatiara em parte, deve seu desenvolvimento ao período áureo da borracha, aproximadamente de 1879 à 1912, que deixou sua marca através de investimentos nacionais e estrangeiros e das edificações dos prédios históricos, que hoje são idolatrados juntamente com a cultura local, representada por diversas expressões artísticas, a culinária regional, eventos e manifestações religiosas.

Em decorrência do crescimento demográfico de Itacoatiara, que atualmente ostenta a posição da terceira cidade mais populosa do Amazonas com mais de 100 mil habitantes, o município foi incluído à Região Metropolitana de Mnaus em 2007 e vem consolidando-se como a terceira maior economia do estado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Lenda amazônica, rasga-mortalha é flagrada no Bumbódromo em Parintins

De hábitos noturnos, a coruja rasga-mortalha costuma se alimentar de roedores, insetos, morcegos, pequenos marsupiais, anfíbios, répteis e aves.
Publicidade

Leia também

Publicidade