Instrumentos musicais da Amazônia

Toda a musicalidade da região pode ser conferida através destes instrumentos 

 Gambá de Maués

Instrumento de percussão feito do tronco da árvore da Copiúba e pele de caça. Tradicionalmente usados pelos ribeirinhos e festas dos santos em Maués.

Tambor de Cuia

Instrumento de percussão feito de cuia e tampo de Marupá. Esse instrumento faz parte dos Bios-instrumentos criado pelo poeta e artesão Celdo Braga.

Mawako Fêmea

Instrumento melódico da etnia Dessana / Tukano. Usado em festas e rituais ligados a produtividade e farturas na comunidade.

Cariço

Instrumento melódico da etnia Dessana / Tukano. Usado em festas e rituais ligados a boas novas e festas da alegria.

Nhambé – Inajá

Instrumento percussivo usado como elementos complementar de textura e rítmica pelos músicos percussionistas. Podendo ser encontrados também como tornozeleiras indígenas em rituais.

Chuá – Chuá

Instrumento de percussão feito com material reciclado e sementes nativas. Esse instrumento reproduz os sons oceano. faz parte dos Bios-instrumentos criado pelo percussionista e artesão João Paulo.

Cuatro Venezuelano

Instrumento harmônico feito com tampo de marupá, fundo de cuia e cordas de nylon. Instrumento andino com novas adaptações feitas pelo poeta e artesão Celdo Braga.

Charango

Instrumento harmônico tradicionalmente feito com pinho, cedro, naranjilho e cordas duplas de aço. Encontrado com frequência na América central e tradicionalmente inseridos no Boi bumbá de Parintins.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Esses rios ainda são nossas ruas? Estudo avalia condições dos terminais hidroviários paraenses

Por apresentar uma vasta rede de rios, a Amazônia é considerada uma das regiões com potencial elevado para o desenvolvimento do transporte hidroviário.
Publicidade

Leia também

Publicidade