Guajará

 O município amazonense tem um elo econômico com o município Cruzeiro do Sul, no Acre, pelo fato de existir uma rodovia de 16 km que os une.

Foto: Reprodução

 A cidade amazonense fica localizada a 1.485 km de Manaus. O povoado de Guajará é resultante da antiga invasão do seringal do mesmo nome que pertencia à família Badarane e ocupava as extensões de terra do atual município, e foi elevado à condição de Vila, em 1979. Oito anos mais tarde, é criado o município de Guajará por força do Decreto-Lei nº 1.831. O primeiro prefeito do município foi eleito nas eleições municipais de 1988, assim como os nove vereadores da Câmara municipal do município.

Tem elo econômico com o município Cruzeiro do Sul no Acre, pelo fato de existir uma rodovia de 16 km que os une.

As principais atividades econômicas se baseiam na criação de gado bovino e na agricultura familiar. Não possui indústrias, o comércio local é fraco e a única instituição empregadora é a prefeitura.

Devido à enorme distância existente entre Guajará e Manaus, capital do estado, o município enfrenta muitos problemas, sendo a logística um dos principais, o que eleva os preços dos produtos industrializados que chegam ao município por via aérea, fluvial e pela estrada que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.
Publicidade

Leia também

Publicidade