Guajará

 O município amazonense tem um elo econômico com o município Cruzeiro do Sul, no Acre, pelo fato de existir uma rodovia de 16 km que os une.

Foto: Reprodução

 A cidade amazonense fica localizada a 1.485 km de Manaus. O povoado de Guajará é resultante da antiga invasão do seringal do mesmo nome que pertencia à família Badarane e ocupava as extensões de terra do atual município, e foi elevado à condição de Vila, em 1979. Oito anos mais tarde, é criado o município de Guajará por força do Decreto-Lei nº 1.831. O primeiro prefeito do município foi eleito nas eleições municipais de 1988, assim como os nove vereadores da Câmara municipal do município.

Tem elo econômico com o município Cruzeiro do Sul no Acre, pelo fato de existir uma rodovia de 16 km que os une.

As principais atividades econômicas se baseiam na criação de gado bovino e na agricultura familiar. Não possui indústrias, o comércio local é fraco e a única instituição empregadora é a prefeitura.

Devido à enorme distância existente entre Guajará e Manaus, capital do estado, o município enfrenta muitos problemas, sendo a logística um dos principais, o que eleva os preços dos produtos industrializados que chegam ao município por via aérea, fluvial e pela estrada que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Ameaça: garimpo ilegal está a 1 km da segunda árvore mais alta da Amazônia

Imagens de satélite mostram garimpo no limite da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru. Local abriga santuário de árvores com mais de 80 metros de altura.
Publicidade

Leia também

Publicidade