Atraídos pelo látex na Amazônia, nordestinos começam a ocupar a região do Juruá. Nesse contexto, começou o povoamento do município de Eirunepé.
Eirunepé é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Esta localizado na microrregião de Juruá e no Sudoeste do Amazonas, possuindo uma área territorial de 14.966,244 km². Em 2016, o IBGE estimou 34.461 habitantes no município, tornando-o o mais populoso da sua microrregião.
O município de Eirunepé possui uma vegetação predominante do bioma amazônico, por tal característica, em Eirunepé, o acesso ao municípios vizinhos e capital se dá exclusivamente via transporte fluvial e aéreo.
A cultura do município se destaca principalmente pelo turismo, possuindo diversos atrativos, tais como suas lindas praias de água doce, ilhas, igarapés e lagos que formam a sua geografia, além de igrejas e praças. Há também a realização de eventos tradicionais, como a Festa do Açaí, o Festival Folclórico e a Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Eirunepé.
Nas primeiras décadas do século XIX, atraídos pela extração do látex, o auge da economia do Amazonas na época, e fugindo da seca do nordeste, cearenses, rio-grandenses do norte e paraibanos chegaram à região do Juruá e fixaram residência nos seringais, dando origem às primeiras vilas. Foi nesse contexto histórico que começou o povoamento do município hoje denominado Eirunepé.