Dourada

O peixe é típico nas águas de rio doce, nos poços, corredeiras e pedrais que fazem parte da Bacia Amazônica. 

Foto: Reprodução/Aqualog.de

Popularmente conhecido como Dourada (Brachyplatystoma flavicans), essa espécie de peixe está distribuída na Bacia Amazônica e pode ser identificada em algumas regiões como Doirada. É um peixe coberto de couro, o que o diferencia do Dourado, já que o mesmo possui escamas. A cabeça da Dourada é prateada e o corpo apresenta uma coloração clara, com reflexos dourados.

Além disso, a espécie apresenta longos lobos na nadadeira e barbilhões curtos, sendo considerado um peixe de grande porte, podendo chegar a mais de 1,5 m de comprimento e pesar em média 20kg. Algo curioso da espécie, é que eles possuem hábitos carnívoros, alimentando-se de cardumes menores, principalmente de peixes com escamas.

As suas migrações reprodutivas podem ser longas, percorrendo distâncias superiores a 4 mil km, levando de dois a três anos para migrar rio acima, antes de desovar. 

*Com informações da Prefeitura de Belém

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, recebe expedição científica inédita

Equipe avaliou potencial turístico de observação de aves no parque, que está localizado na área mais elevada do estado de Rondônia, em meio ao maior bloco de florestas protegidas do estado.
Publicidade

Leia também

Publicidade