Cuiabá

 Cuiabá é um município brasileiro e capital do Estado de Mato Grosso. 

Foto: Luiz Alves

Cuiabá é a capital do Mato Grosso, Estado da Região Centro-Oeste do Brasil conhecido pela importância da produção agropecuária. Possui uma área territorial equivalente a 3.291.696 km² e uma população estimada de 623.614 habitantes (IGBE,2021). A cidade de Cuiabá está localizada na porção centro-sul do território do Mato Grosso, mais precisamente na margem esquerda do Rio Cuiabá, um dos mais importantes rios mato-grossenses.

A história de Cuiabá está totalmente ligada à descoberta de ouro no território da cidade. Em tempos remotos, a região era ocupada por diversas tribos indígenas, que viviam de atividades relacionadas à subsistência. A partir do movimento de bandeiras para a região, ou seja, de incursões realizadas pelos colonizadores portugueses para desbravar o interior brasileiro no período do Brasil Colônia, houve o primeiro contato entre indígenas e exploradores.

O interesse dos bandeirantes pelo território cuiabano deu-se em razão da descoberta de reservas de ouro. Portanto, foi instituído um pequeno povoado na região, no ano de 1719, com o objetivo de apoiar a exploração aurífera local. O referido povoamento foi elevado à categoria de vila, em 1727, chamada de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

*Com informações do IBGE e Mundo Educação

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Você sabia que o Acre teve governador deposto durante o período do Golpe Militar?

José Augusto de Araújo, primeiro governador do Acre eleito democraticamente, teve de renunciar para evitar conflitos. Seringueiros foram oprimidos pelas políticas de ocupação da Amazônia.
Publicidade

Leia também

Publicidade