Cuiabá

 Cuiabá é um município brasileiro e capital do Estado de Mato Grosso. 

Foto: Luiz Alves

Cuiabá é a capital do Mato Grosso, Estado da Região Centro-Oeste do Brasil conhecido pela importância da produção agropecuária. Possui uma área territorial equivalente a 3.291.696 km² e uma população estimada de 623.614 habitantes (IGBE,2021). A cidade de Cuiabá está localizada na porção centro-sul do território do Mato Grosso, mais precisamente na margem esquerda do Rio Cuiabá, um dos mais importantes rios mato-grossenses.

A história de Cuiabá está totalmente ligada à descoberta de ouro no território da cidade. Em tempos remotos, a região era ocupada por diversas tribos indígenas, que viviam de atividades relacionadas à subsistência. A partir do movimento de bandeiras para a região, ou seja, de incursões realizadas pelos colonizadores portugueses para desbravar o interior brasileiro no período do Brasil Colônia, houve o primeiro contato entre indígenas e exploradores.

O interesse dos bandeirantes pelo território cuiabano deu-se em razão da descoberta de reservas de ouro. Portanto, foi instituído um pequeno povoado na região, no ano de 1719, com o objetivo de apoiar a exploração aurífera local. O referido povoamento foi elevado à categoria de vila, em 1727, chamada de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

*Com informações do IBGE e Mundo Educação

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Ministério da Educação anuncia que São Gabriel da Cachoeira terá campi da Ufam

O anúncio foi feito durante evento no Palácio do Planalto, quando o presidente Lula recebeu reitores de universidades e institutos federais para tratar da liberação de recursos para as instituições.
Publicidade

Leia também

Publicidade