Arawak

Com cerca de 690 mil falantes, o arawak é um dos principais troncos linguísticos indígenas, falado principalmente na região da Amazônia Internacional

 O Arawak é uma família de línguas indígenas faladas em grande parte do território da América do Sul, principalmente na região da Amazônia Internacional. O termo aruak, segundo o próprio idioma arawak, significa “comedor de farinha”. 

Estima-se que haja 690 mil falantes de línguas arawak nos países da América Latina. No tronco linguístico arawak, estão catalogadas 74 línguas de vários povos indígenas do Brasil, dentre as quais a língua tariana, a língua palicur, a língua baniwa, a língua terena e a língua iaualapiti.

As línguas arawaks legaram algumas palavras para a língua portuguesa, embora não de modo tão expressivo quanto as línguas da família tupi-guarani. Exemplos de palavras da língua portuguesa com origem no idioma são: canoa, goiaba, furacão, iguana, cacique, batata, caribe, tabaco etc.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Beco Catarina Mina: ponto turístico em São Luís marca história de ex-escrava

O beco é um dos pontos mais procurados pelos turistas, pois atualmente conta com lojas de artesanato, bares e restaurantes além de museu.
Publicidade

Leia também

Publicidade