Manaus 30º • Nublado
Domingo, 17 Outubro 2021

Urucurituba

276-870-320-1-urucurituba
Foto: Reprodução

Fundada em 1976 pelo então prefeito Felix Vital, a construção do município foi realizada por meio de um mutirão, que na época reuniu mais de 400 homens. A cidade, considerada modelo, foi devidamente planejada, trabalho executado pelo extinto Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icoti), pertencente ao governo do estadual. 

Urucurituba fazia parte do município de Itacoatiara até junho de 1935. Os índios das tribos Mundurucus e Maués foram os primeiros habitantes da região. A primeira sede do município foi em um sítio de Cacaueiros. Depois de 68 anos, a sede da cidade foi transferida definitivamente para um lugar denominado Tabocal, por meio do decreto legislativo municipal de número 02/75 e inaugurada em 24 de janeiro de 1976, data que é considerada oficialmente o aniversário da cidade.

Os índios Mundurucus, Maués e outros foram os primitivos habitantes da região, hoje ocupada pelo município de Urucurituba Pouco tempo após a expedição de Pedro Teixeira de Belém do Pará a Quito (Equador), inicia-se o desenvolvimento propriamente dito do Amazonas. Próximo à fronteira atual com o Pará, na margem esquerda do Rio Amazonas, vão surgindo os núcleos que dariam origem às maiores cidades da área. Em 1660, Silves; em 1757, Itacoatiara; em 1814, Urucará. Na margem direita do grande rio, quase à mesma altura de Urucará, floresce a povoação de Urucurituba, com território desmembrado de Urucará e Silves.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZU.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/