Manaus 30º • Nublado
Quinta, 21 Outubro 2021

Sena Madureira

1446988357

 Distante 145 quilômetros da capital Rio Branco (AC), Sena Madureira é o terceiro município mais populoso do Acre.

A ocupação deste município inicia-se por volta de 1878, com a chegada de brasileiros, a maioria nordestinos visando a exploração econômica da borracha. Em toda história da humanidade poucos movimentos sociais podem ser comparados deslocamento de milhares de homens e mulheres que fugiam da seca do sertão nordestino e seguiam para Sena Madureira em busca da terra da fartura e da promissão. 

Assim o povoamento de Sena Madureira pode ser caracterizado como uma mistura de necessidades, que era praticamente o único bem que esses homens e mulheres traziam na bagagem. E entre todos os rios amazônicos, o rio Purus cumpriu um papel fundamental para a formação de uma original sociedade baseada no extrativismo da borracha. 

O Purus foi a via de penetração estratégica que trouxe para as terras senamadureirenses, além dos nordestinos, um resumo do mundo composto por sírios, libaneses, italianos, ingleses, franceses, enfim um rico mosaico étnico e cultural que aqui se mesclou as dezenas de tribos indígenas de ocupação milenar em nossas florestas.

As atividades econômicas do município estão baseadas na agricultura e pecuária, esse dois tornaram-se, com o passar dos anos, os principais motores da economia. A extração de madeira, castanha e borracha também continuam a ser importantes na cidade, mas não mais como antes. O aquecimento econômico agora vem do funcionalismo público, do comércio e das pequenas indústrias, setores estes que vêm crescendo acentuadamente.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZS.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/