Manaus 30º • Nublado
Domingo, 17 Outubro 2021

Parque Zoobotânico

Foto: Asscom/Ufac

Criado em 1983, o Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac) reúne em uma área de 144 hectares com espécies animais e vegetais, constituindo a maior área verde dentro do perímetro urbano da capital.

O parque fica no campus da Universidade em Rio Branco e recebe todos os dias pesquisadores e alunos de diversas áreas como a biologia, engenharia florestal e geografia, sendo um dos maiores campos de estudo a céu aberto do país.

Embora a criação oficial do Parque tenha sido em 83 com a construção do primeiro prédio no local, as pesquisas começaram muito antes, em 1979. O local é inteiramente destinado à pesquisa, ensino e a preservação da biodiversidade no Acre.

O Parque Zoobotânico é uma unidade integradora, que tem como competência:


  • Contribuir com o desenvolvimento regional, em base sustentável, considerando a manutenção da elevada biodiversidade e as potencialidades regionais, centrando-se em três pilares: biodiversidade, ecologia e manejo de ecossistemas e educação.
  • Pesquisar e valorar os recursos, a ecologia das espécies com potencial de uso e de produtos, a sustentabilidade do extrativismo e da produção;
  • Desenvolver tecnologias apropriadas para processamento;
  • Criar e expandir o mercado e a comercialização de produtos florestais, de modo a contribuir para a interação entre educação, o desenvolvimento econômico e os mecanismos de manutenção dos processos ecológicos da região. 

Fonte: https://www.ufac.br/

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZP.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/