Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Setembro 2021
E

Eirunepé

Reprodução: Divulgação

Eirunepé é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Esta localizado na microrregião de Juruá e no Sudoeste do Amazonas, possuindo uma área territorial de 14.966,244 km². Em 2016, o IBGE estimou 34.461 habitantes no município, tornando-o o mais populoso da sua microrregião.

O município de Eirunepé possui uma vegetação predominante do bioma amazônico, por tal característica, em Eirunepé, o acesso ao municípios vizinhos e capital se dá exclusivamente via transporte fluvial e aéreo.

A cultura do município se destaca principalmente pelo turismo, possuindo diversos atrativos, tais como suas lindas praias de água doce, ilhas, igarapés e lagos que formam a sua geografia, além de igrejas e praças. Há também a realização de eventos tradicionais, como a Festa do Açaí, o Festival Folclórico e a Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Eirunepé.

Nas primeiras décadas do século XIX, atraídos pela extração do látex, o auge da economia do Amazonas na época, e fugindo da seca do nordeste, cearenses, rio-grandenses do norte e paraibanos chegaram à região do Juruá e fixaram residência nos seringais, dando origem às primeiras vilas. Foi nesse contexto histórico que começou o povoamento do município hoje denominado Eirunepé.

Veja mais notícias sobre E.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/