Manaus 30º • Nublado
Quinta, 27 Janeiro 2022

Igreja da Matriz

Foto: Reprodução / Tereza Cidade

Popularmente conhecida como Igreja da Matriz, a Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição é a catedral da Arquidiocese de Manaus. Localizada na Praça XV de Novembro, no centro histórico de Manaus. Inaugurada em 1877, a igreja remonta a antiga capela de 1695 construída pelas missionários carmelitas.

A primeira igreja a ser construída foi no ano de 1695, após uma carta régia enviada à área do Rio Negro, nas proximidades da Fonte de São José da Barra do Rio Negro em 1694 para que fossem construída uma primitiva capela para que os indígenas de várias etnias que habitavam na época pudessem frequentar. A igreja era simples, feita de taipa e sua cobertura era de palha.

Em 1791, Lôbo d'Almada mandou reedificar a Igreja Matriz, e apesar de não ser de grandes dimensões, era confortável com uma decoração valiosa. Alguns meses antes da criação da Província, a principal construção religiosa da cidade da Barra,a Igreja Matriz sofreu um incêndio sem causas esclarecidas.

Após o incêndio, em 26 de maio de 1877, o presidente Domingos Jacy Monteiro declarou que a construção da Igreja Matriz poderia ser considerada concluída após desavenças político-religiosas. Em 15 de agosto de 1877, o templo da chamada Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição recebeu as bençãos pelo padre Santos Pereira.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZI.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/