Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Setembro 2021

Hetohoky

Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Tradição milenar, o Hetohoky é o ritual de iniciação do povo karajá. A festa indígena, que representa a passagem da infância para a vida adulta dos meninos indígenas da comunidade.

A festa Hetohoky é o maior ritual indígena entre os povos do Tocantins. Além de expor a beleza e a exuberância das apresentações, bem como a preservação dos ritos, o evento também promove a diversidade da cultura indígena e demostra a força e a importância da etnia Karajá na construção da identidade cultural do Estado do Tocantins.

Os indígenas Karajá, da Aldeia Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal, são um símbolo da força e determinação que resistem ao tempo e ao progresso sem deixar morrer suas origens. Uma das grandes riquezas da cultura desse povo é a festa de Hetohoky, que representa a passagem da infância para a vida adulta dos meninos da comunidade.

Cores, ritmos e sons atraem a multidão que acompanha com respeito todos os rituais. Cada detalhe das roupas, dos ritmos e dos cânticos tem um significado para as suas existências. As penas coloridas dos cocares e dos saiotes de palha de buriti e as pinturas extraídas do urucum e do jenipapo representam a alegria durante o ritual. A festa conta ainda com apresentações da dança da Ariranha e Aruanã.

As crianças indígenas são preparadas para o Hetohoky por cerca de um mês. A preparação inclui ida para a floresta, onde, como parte do ritual, os meninos aprendem a caçar, pescar e valorizar os bens da natureza de onde a aldeia tira o sustento para a família. Além disso, ficam presos por uma semana numa casa de nome Hetohoky, ou casa grande. Os meninos karajá não podem sair e nem receber visitas de mulheres ou de outras crianças. Só alcançam a maioridade após dois anos de diversos rituais.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZH.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/