A mais conhecida de todas as farinhas é a farinha uarini, com grãos pequenos e uma crocância única.
A farinha de Uarini é conhecida como farinha ovinha por ser uma bolinha, tal como ovinhas de peixe. Há quem diga que é “o caviar das farinhas”. A farinha do Uarini é um acompanhamento indispensável na mesa dos amazonenses, principalmente quando o assunto é peixe, seja frito, assado ou cozido. Mas, muito longe das terras amazonenses, a farinha vem despertando interesse e atraindo atenção de renomados chefs da gastronomia internacional. Todo o processo artesanal de fabricação da farinha de Uarini vem sendo mantido há anos pelos produtores da região.
Ela é fabricada no interior do Amazonas, nos municípios de Uarini, próximo a Tefé, e Alvarães, e mais 18 comunidades ribeirinhas. Elas são produzidas dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá. A produção de farinha do uarini possui um grande papel social e econômico na vida dos municípios.
Quase nada mudou no processo de produção realizado pelos agricultores, ou seja, não ocorreram mudanças tecnológicas na sua forma tradicional de produção. Seu processo de produção é na maioria artesanal, com mão de obra familiar, difundido há muitos anos nessa região e que são repassadas as novas gerações.
Fonte: Sebrae e Portal Amazônia