Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 12 Junho 2021

Dança das Pastorinhas

Foto: Divulgação

As Pastorinhas são danças folclóricas populares na Amazônia, derivadas de um auto natalino. Com o tempo, foram sendo incorporados personagens simbólicos do folclore de cada localidade em que eram apresentadas.

De origem portuguesa, o bailado folclórico compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças.

A manifestação das Pastorinhas foi implantada no Brasil por volta do século XVI e se espalhou por todas as regiões do país, com características próprias em cada uma delas. A tradição era coordenada pelas igrejas católicas espalhadas nas cidades e, atualmente, é preservada pelas próprias comunidades, trazendo a manifestação popular sobre o nascimento do menino Jesus e a própria cultura do Natal.

A apresentação das Pastorinhas se divide em duas fileiras paralelas, que durante todo o tempo cantam em homenagem ao Menino Jesus. As danças são feitas andando pelas ruas ou paradas em vários pontos da cidade. 

A música é executada conforme os personagens vão se apresentando. A cada novo personagem o coro canta e dança para que não haja interrupção.

Em 2016, a tradição das Pastorinhas virou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZP.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 12 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/