Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Chagas

Foto: Fiocruz/reprodução

Transmitida principalmente através do inseto conhecido como barbeiro, a doença de chagas possui como agente causador um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.

A transmissão se dá pelas fezes que o barbeiro deposita na pele enquanto suga o sangue da pessoa. O ato de coçar a região que foi picada facilita a penetração do protozoário.

O barbeiro pode penetrar no organismo humano e também pela mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes recentes existentes na pele.

Na fase aguda, os principais sintomas são febre, mal estar, falta de apetite e inchaços localizados nas pálpebras e em outras partes do corpo. Na fase crônica, uma pessoa pode passar anos com a doença, sem apresentar sintomas. Porém, ao longo do tempo compromete várias partes do organismo, como o coração e o aparelho digestivo.

Além da picada do mosquito, a transmissão pode se dá através de: transfusão de sangue, transmissão congênita da mãe chagásica, para o filho via placenta e acidentalmente em laboratórios. 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/