Manaus 30º • Nublado
Quarta, 18 Mai 2022

Casarão Cassina

05-Cassina-Credits_Joana_Franc_20210906-152116_1
Foto: Reprodução

Construído em 1899, o antigo Hotel Cassina hospedou intelectuais da época: Atores famosos, seringueiros, senhores da borracha e escritores. O contexto em que foi fundado foi de muita prosperidade: o apogeu da Borracha. Nessa época também foram construídos outros prédios suntuosos com arquitetura europeia e todo glamour necessário para a época.

Devido ao declínio da economia da borracha em Manaus, o estabelecimento,  frequentado pelos barões da borracha, transformou-se assim em uma hospedaria e casa de jogos. De Cassina, o hotel passou a ser chamado, popularmente, de Cabaré Chinelo, denominação que utilizou até o encerramento de suas atividades.

Outro motivo para o sucesso do Hotel Cassina era a localização privilegiada. A área era composta pela Sede Provincial do Amazonas, Praça do Palácio, Terceiro Batalhão de Artilharia e uma Fábrica de Redes. O local foi fechado em 1960 e a partir daí, foi tomado pelo abandono, pela vegetação que cresceu com o passar do tempo e pelo vandalismo.

Em 2019, um projeto para reativar mais de 70 prédios públicos de Manaus foi posto em prática. As fachadas foram limpas, elementos históricos mantidos e seu interior revitalizado. O prédio, agora funciona como um co-working, local de trabalho compartilhado. As fachadas foram limpas e grande cuidado foi tomado para preservar os elementos originais, como o gesso feito de pigmento de pó de arenito vermelho.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 18 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/