Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Bandeira de Porto Velho

As Três Caixas D'Água, também conhecidas como "As Três Marias", além de serem um dos mais importantes símbolos de Porto Velho, foram a inspiração para a criação da bandeira de Porto Velho.

O escritor e historiador Antônio Cândido se inspirou para criar a bandeira do município, em outubro de 1983. Com 80 anos de idade, o amazonense e mestre em história, homem simples e calmo, que atualmente mora do bairro São Cristóvão, região central da cidade, conta que por ocasião da criação do Estado de Rondônia, em 1981, houve a necessidade de criar símbolos próprios para os municípios da mais nova unidade da Federação que, até então, utilizavam os símbolos da República Federativa do Brasil.

Em 1983, a prefeitura de Porto Velho lançou o edital do concurso para a criação da bandeira, hino e brasão do município. Por sua vez, Antônio Cândido conquistou vitória dupla, saindo do concurso como criador da bandeira e do brasão do município, ambos inspirados nas Três Caixas D'Água.

Ele conta que passou várias noites idealizando, trabalhando e montando a bandeira. Como não existia computador na época, fez tudo de forma artesanal, após muitas tentativas. "O modelo foi montado em papel feltro para ficar com as cores originais. Foi um trabalho de colagem, demorado, mas valeu a pena", disse.

As cores

Além das "Três Marias", outras características importantes do município serviram de inspiração para criar a bandeira. "O amarelo simboliza os nossos minerais, em especial o ouro, e o azul representa a cor do céu. As caixas d'água simbolizam a nossa história", explicou, acrescentando que essas eram as principais exigências do edital do concurso.

Legislação

Com os símbolos aprovados, um projeto de autoria do Poder Executivo foi enviado à Câmara Municipal, que aprovou a Lei 249, de 11 de outubro de 1983, oficializando o hino, a bandeira e o brasão do município. "No dia seguinte, a nossa bandeira foi hasteada pela primeira vez, pelo professor José Otino de Freitas", informa o historiador, que guarda com muito orgulho esse exemplar histórico. 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZB.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/