Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Aranha golias

download-5

A aranha-golias (Theraphosa blondi), também conhecida como caranguejeira, aranha-comedora-de-pássaros ou tarântula golias, é uma espécie de tarântula e pode ser considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal.No quesito envergadura, ainda há uma competição com a espécie Heteropoda maxima como a mais comprida. 

A maior dessas encontradas, registrada no Guinness – o livro dos recordes -, possuía pernas de 28 centímetros e pesava 170 gramas.

Endêmica da Amazônia, ela leva o nome de aranha-golias pelo próprio Golias personagem da mitologia cristã, o gigante que entrou em um confronto contra o pequeno Davi e foi morto.

Apesar de ser conhecida por ser devoradora de pássaros, sua dieta habitual, entretanto, não é baseada em pássaros, já que ela costuma caçar no chão. Ela geralmente se alimenta de sapos, minhocas, besouros, insetos e pequenos roedores.

Incapaz de produzir teia como outras espécies, essas aranhas fazem emboscadas. Após capturar e paralisar a presa com o seu veneno, ela costuma levá-las para sua toca, onde injeta ácidos digestivos e devora a vítima.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/