Mosca-da-carambola é detectada em armadilha no Amazonas; Mapa monitora caso

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou espécimes suspeitos da mosca-da-carambola durante monitoramento de rotina em Rio Preto da Eva, na Região Metropolitana de Manaus. A possível ocorrência da praga quarentenária foi registrada em uma armadilha instalada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O material coletado já foi enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia (LFDA-GO), para análise. Mesmo antes da confirmação, equipes iniciaram medidas fitossanitárias previstas na Portaria SDA nº 776/2025 e no manual de procedimentos para esse tipo de ocorrência.

mosca-da-carambola
Mosta-da-carambola. Foto: Danilo Nascimento

A mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) é uma praga de alto risco econômico. Embora esteja presente no Brasil, sua ocorrência é restrita a Roraima, Amapá e a uma área específica do Pará, na divisa com o Amapá.

O inseto ataca principalmente caramboleiras, mas também afeta manga, goiaba, acerola, tomate, mamão, pimenta, jambo, caju e laranja.

Introduzida no país pelo Amapá em 1996, a praga é monitorada pelo Mapa por meio do Programa Nacional de Vigilância da Mosca-da-Carambola, que mantém cerca de 11 mil armadilhas distribuídas em áreas estratégicas do Brasil, conforme o risco de dispersão.

Governo de Roraima inicia força-tarefa contra mosca-da-carambola em Boa Vista_Ascom Aderr

A captura no Amazonas ocorreu em uma dessas armadilhas, dentro das ações permanentes de monitoramento da Defesa Agropecuária.

*Por g1 AM

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade