‘Defesa Civil Alerta’: Recebeu uma mensagem de emergência? Entenda o que significa

A ação da Defesa Civil gerou comentários imediatos nas redes sociais, com usuários relatando susto durante o almoço ou descanso da tarde no Amazonas.

Foto: Reprodução

Um teste do sistema Defesa Civil Alerta pegou muitas pessoas de surpresa, na tarde deste sábado (20), em diversas cidades do Amazonas. Por volta das 14h25, celulares de moradores de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba começaram a emitir um sinal sonoro e exibir mensagens informando se tratar de um teste de envio de alertas da Defesa Civil.

Leia também: Governo Federal inicia ‘Defesa Civil Alerta’ no Norte e amplia rede de proteção nacional; entenda

A ação gerou comentários imediatos nas redes sociais, com usuários relatando susto durante o almoço ou descanso da tarde. A previsão oficial era que os avisos seriam disparados a partir das 14h pelo Governo do Estado e às 14h10 pela Prefeitura de Manaus, mas o envio ocorreu um pouco mais tarde, às 14h25, o que contribuiu para o efeito surpresa.

Segundo o órgão stadual, o objetivo do teste é preparar a população para situações de risco, como enchentes, deslizamentos e temporais. Por meio do sistema, a população receberá mensagens diretamente nos celulares, acompanhadas de um toque sonoro característico, para alertar sobre ocorrências e orientar sobre medidas de segurança.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Em publicação no Instagram, o órgão adotou um tom descontraído para tranquilizar quem recebeu a notificação inesperada:

Teste do Defesa Civil Alerta

defesa civil alerta inicia no amazonas

A Defesa Civil reforçou que o Defesa Civil Alerta será utilizado apenas em situações relevantes, com o intuito de prevenir acidentes e orientar a população. Moradores que desejarem verificar a autenticidade das mensagens podem acompanhar as informações pelos canais oficiais do órgão.

O teste marca um passo importante na modernização das estratégias de prevenção e comunicação de riscos no Amazonas, aproximando o cidadão das ações de proteção civil.

Confira como foi a repercussão nas redes sociais:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade