Junho Violeta: mês de conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa ganha programação em Manaus

A programação online começou nesta semana e segue até o dia 15 de junho

Em alusão ao “Junho Violeta”, mês de conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma programação com atividades pretende orientar a população sobre as tipificações do crime, os impactos no isolamento, os canais de denúncia, e também estimular a interação do público da terceira idade em tempos de pandemia. As atividades incluem lives – incluindo uma com transmissão para 62 municípios do Amazonas – com profissionais e autoridades da área e campanha de vacinação destinada às pessoas idosas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na segunda-feira (8), acontece pela manhã uma segunda live do “Junho Violeta” com um profissional de educação física e psicóloga da Sejusc. Os especialistas vão falar sobre o valor da prática de exercícios físicos para melhorar o bem-estar dos idosos que estão em isolamento. A transmissão será feita pelo Facebook da Sejusc.

Foto: Divulgação

O cronograma segue na terça-feira (9), em videoconferência por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), das 9h às 11h. O debate tratará sobre a temática envolvendo representantes da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI/SEADPI) e do Conselho Estadual do Idoso. Todos os 62 municípios do estado do Amazonas terão acesso ao conteúdo transmitido pelo aplicativo “Mano”. A página do Facebook da Sejusc também vai repassar o conteúdo.

No dia 10 de junho, o médico geriatra Euler Ribeiro participa de uma live pelas redes sociais da Sejusc, às 10h, com o tema “Os impactos do isolamento social para os idosos, em tempo de pandemia do novo coronavírus”.

No dia 15 de junho, as atividades do “Junho Violeta” continuam de forma on-line com transmissão ao vivo, às 10h, com profissionais da Delegacia do Idoso, Defensoria Pública e Conselho Estadual, dando orientações ao segmento idoso e à sociedade. Às 16h, a Sejusc participa de outra live uma profissional de psicologia do CIPDI.

Por fim, visando dar assistência aos servidores idosos do órgão, a Secretaria Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (SEADPI) da Sejusc vai criar um grupo para levar informações, via WhatsApp, sobre o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Profissionais também vão prestar esclarecimentos sobre o autocuidado durante a pandemia.Nos atendimentos realizados no ano de 2019, o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) identificou que, no Amazonas, a violência contra a pessoa idosa se caracteriza nas tipificações de negligência, agressão psicológica, abuso financeiro e maus-tratos. Dentre os agressores, os filhos são os principais algozes e quanto as vítimas, as mulheres idosas constituem a maior parte.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

10 peixes encontrados na Amazônia que representam riscos para os humanos

Mordidas, ferroadas e até choque elétrico podem ser causados aos humanos por espécies da região.

Leia também

Publicidade