Glossário parintinense: conheça as expressões mais utilizadas na Ilha da Magia

Com mais de 100 mil habitantes, a cidade amazonense abriga uma rica história, além da diversidade cultural, turística e gastronômica.

A “Ilha Tupinambarana” ou “Ilha da Magia”, como é conhecida a cidade de Parintins, distante 369 quilômetros de Manaus, no Amazonas, é a responsável por sediar o maior Festival Folclórico a céu aberto do mundo.

Com mais de 100 mil habitantes, a cidade abriga uma rica história, além da diversidade cultural, turística e gastronômica. Nesse sentido, o vocabulário da população local também possui variações linguísticas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Em um artigo publicado em 2017 pela acadêmica de Letras na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ane Caroline Rodrigues de Souza, intitulado ‘O léxico da cidade de Parintins‘, a pesquisadora comenta:

“Falar sobre a importância do Léxico de Parintins na formação da identidade do povo só é possível se antes de tudo realizar um estudo referente à origem do povo parintinense e sua evolução sócio cultural. Recorrer a esta história é necessário, pois está intimamente ligada à propagação do léxico exclusivo de um povo”.
Artigo ‘O léxico da cidade de Parintins’, de Ane Caroline Rodrigues de Souza.

O Portal Amazônia selecionou os principais termos utilizados no cotidiano parintinense. Confira: 

E aí? Conhece outras palavras ou expressões comuns em Parintins? 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Gelatina da pele do tambaqui é desenvolvida por pesquisadores da Embrapa

As propriedades observadas indicam que a gelatina de pele de tambaqui pode servir para diversas aplicações, incluindo filmes, microcápsulas para remédios, espessantes etc.

Leia também

Publicidade