A saudade faz parte da vida e não é somente de pessoas, mas também de coisas, lugares e muito mais. Do que você sente falta?
Balsa do São Raimundo
Parques de diversão
Se você foi criança em Manaus entre 1990 e 2000, com certeza deu um “rolê” em três parques de diversão: Studio Play, Ita Park e Parque da Praça da Saudade. Na época, esses locais faziam sucesso, principalmente, com o público infantil e com os pais que contavam com opções de lazer para levar suas família.
Infelizmente, por motivos diversos, esses espaços lúdicos e divertidos encerraram as atividades.
Selva Park
Escadaria da Ponta Negra
A Ponta Negra e um dos principais atrativos turísticos de Manaus. Ela faz parte da vida de manauaras de todas as idades atualmente com sua popular praia, mas para os jovens dos anos 90, um dos marcos da Ponta Negra era a escadaria que dava acesso à praia e à água.
Durante a cheia, as águas do Rio Negro cobriam parte das escadas e elas se tornavam ‘trampolins’ para quem quisesse entrar no rio de maneira radical.
Guaraná no saquinho
Ok, essa deixa saudades nos estudantes ou quem pegava ônibus no antigo Terminal 1. Por causa das garrafas que não eram retornáveis, o comerciante despejava o refrigerante em sacolas plásticas transparentes e o cliente saia feliz da vida para seguir o seu caminho.
Geralmente, o refrigerante no saquinho era acompanhado de salgadinhos de milho, coxinha ou um pacote de bolacha recheada.
Carrinho de rolimã
Mercadinho a retalho
No dicionário, retalho significa ‘a parte que se tira’ ou ‘pedaço’. Daí, você já pode ter uma ideia do significado de mercadinho a retalho, né? Pois bem. Em Manaus houve uma época em que o comércio disponibilizava os produtos fragmentados, ou seja, a retalho. Quem nunca comprou uma unidade de papel higiênico (e não o pacote completo) ou até uma unidade de cigarro?
Matinês
Matinês. Talvez, os jovens da atualidade não conheçam essa palavra, mas na década de 90 e início dos anos 2000, as matinês (festa realizada no período da tarde) eram lotadas pelos adolescentes de Manaus. Entre as boates da capital que possuíam uma sessão de matinê estavam: Mazika, Crocodilos Club, Butterfly, Les Gens 300 e Café Cancun. E para você, qual era a melhor matinê de Manaus?
Veja também a nossa primeira versão nostálgica: 10 coisas de Manaus que deixam saudades .