Curtiss C-46, o avião abandonado em Itacoatiara que era utilizado na Segunda Guerra Mundial

O avião do modelo Curtis C-46 Commando, era um bimotor utilizado para transporte militar na Segunda Guerra Mundial e depois foi transformado em avião comercial, sendo vendido para empresas como a Varig.

Quem visita Itacoatiara, no Amazonas, tem a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos importantes como a curiosa pedra pintada que possui uma figura rupestre com símbolos religiosos e inscrições, além de conhecer a orla da cidade que se estende por quase todo o Centro do município.

A cidade fica na Região Metropolitana de Manaus e é considerada a terceira mais populosa do Estado, com 104.046 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fundada em 1683 por padres jesuítas, a cidade, antes de receber o nome ‘Itacoatiara’, era chamada de Velha Serpa.

Entretanto, um dos pontos mais visitados é o aeroporto da cidade, que guarda uma curiosidade: a carcaça de um avião abandonado.

Foto: Karina Pinheiro/Portal Amazônia

O avião é do modelo Curtis C-46 Commando, bimotor utilizado para transporte militar, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, pela Força Aérea Americana, em 1943. Foi operado pela USAAF/USAF até 1960, quando foi vendido e convertido em aeronave civil. 

Seu comprimento chega a 23,26 metros, com uma altura de 6,63 metros. O alcance de voo chegava a 3.880 Km/h e uma altitude máxima de 8.410 metros. Somente o avião pesava 13.985 Kg e tinha uma autonomia de 8h50 minutos.

O modelo que está no aeroporto de Itacoatiara tem a denominação PP-NMH, cujo último operador foi a SAVA – Serviços Aéreos do Vale Amazônico. No Brasil, operou pela Navegação Aérea Brasileira (NAB) e pela VASP, quando esta empresa incorporou a NAB. Foi arrendado e depois vendido à SAVA, em junho de 1968, onde operou até 1976.

Foto: Karina Pinheiro/Portal Amazônia

Ele foi construído em maio de 1943, com número de série 26508 e possui um par de motores Pratt & Whitney R-2800-51 Double Wasp de 2000 hp cada. O certificado de aeronavegabilidade expirou no dia 30 de maio de 1976.

Como ele foi parar na cidade?

Segundo relatos dos itacoatiarenses, a história que circula é que o avião teve que realizar um pouso de emergência na região após sofrer uma pane mecânica. Estima-se que o avião está a mais de 30 anos abandonado. 

O Portal Amazônia buscou informações e conversou com o historiador e professor Dr. Francisco Gomes, que confirmou a veracidade da história relatada pelos moradores.

“O Serviço Aéreo do Vale Amazônico (SAVA) foi fundado em 1951, em Belém, e ele (o avião) fazia o trecho Belém-Manaus, operando no transporte comercial de cargas e passageiros neste circuito e vice-versa. Somente cinco modelos destes aviões (Curtis C-46) operaram no Brasil em 1970-1971. Foi justamente em 1971, que ele fazendo uma viagem entre Belém-Manaus, sofreu uma pane, com problemas mecânicos, descendo em Itacoatiara, e fez um pouso de emergência, devido a uma falha em um de seus motores. Foi então que a companhia resolveu abandonar a aeronave por conta dos altos custos da reposição de peças, reparos, etc”,  

afirmou Francisco Gomes.

Se ela teve uma pane e foi abandonada, o que aconteceu com as peças? O historiador e presidente do Conselho Municipal de Turismo do município, Frank Chaves, contou que fim tiveram as peças, visto que é possível encontrar apenas a carcaça, e o avião se tornou importante para o turismo na cidade:

“Apesar de seu estado, tem se tornado um ponto turístico e espaço ‘instagramável’ da cidade, pois praticamente todos os moradores da cidade já tiraram pelo menos uma fotografia com o avião no fundo. Tem fotografias de noivos, de aniversário, de alunos, de ciclistas, de clips de cantores locais entre outros, mostrando o avião.

Essa  aeronave parou no nosso aeroporto na década de 70 e nunca mais decolou. Ela estava com todos seus equipamentos, mas com o tempo, foram depredando. Apareceu há um tempo atrás, um hipotético dono que morava em Manaus, que viria aqui só tirar as peças, hélices, motor e etc, para levar embora. Ele foi o primeiro depredador ‘abrindo o flanco’ para continuarem tirando os pedaços desse avião que virou ponto turístico involuntário do município”, 

revelou Frank Chaves ao Portal Amazônia.

Modelo do avião. Foto: Reprodução/Wiki Commons

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi procurada pelo Portal Amazônia e, em nota, informou que ‘os dados  são insuficientes para que se possa levantar o seu histórico.’

A situação atual

A equipe do Portal Amazônia também entrou em contato com o subsecretário municipal de Cultura, Turismo e Eventos (SEMCTUR), João Bosco Borges Ferreira, que afirmou que o Aeroporto  Municipal Mariano Arico já está em reforma desde o ano passado e que a cidade possui planos para transformar o avião em um ponto turístico. 

Segundo Frank Chaves, a respeito da reforma: “há planos da administração municipal fazer um restauro na aeronave e colocá-la em uma praça que será feita na parte frontal do aeroporto, visto que a obra que foi finalizada foi só da pista. A prefeitura aguarda ainda a liberação do segundo recurso, por isso não se tem previsão. Só se sabe que as tratativas nesse sentido já estão tramitando nos órgãos afins. Sobre o possível destino dos vôos que poderão ser destinado a Itacoatiara e vice versa após tudo finalizado, vai depender das empresas interessadas, visto que o nosso aeródromo é estratégico para a o sistema aeroviário da região e possivelmente funcionará como suporte ao Eduardo Gomes (em Manaus), pela proximidade. Há um tempo atrás, a empresa Azul publicou uma reportagem em um jornal, manifestando interesse em utilizar a nossa pista que tem 1.600 metros para fazer transbordo para a região”, disse.

Ainda de acordo com o historiador, desde o início do mandato, o prefeito Mario Abrahim tem se dedicado à reabrir o aeródromo que estava praticamente desativado a mais de 40 anos, operando só com voos particulares e de emergência, coincidindo com a nota emitida da FAB. “Atualmente, a operação de aeronaves de asa fixa no aeroporto de Itacoatiara-AM podem ocorrer apenas para atender necessidades de emergência médica“, informaram em nota.

Confira mais imagens do avião:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade