Em janeiro, choveu menos do que o esperado. A média prevista era de 300 milímetros, porém foram cerca 243 milímetros de chuvas no estado
A previsão do tempo para fevereiro, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Amapá, é de chuvas fortes, podendo provocar alagamentos em vários municípios do estado. Ao todo, o órgão aponta que deve chover acima dos 400 milímetros este mês.
Moradores de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Oiapoque, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e da região metropolitana (Macapá, Santana e Mazagão) precisam estar atentos, pois essas devem ser as cidades mais afetadas com a intensidade das chuvas e possíveis enchentes.
Segundo o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP), Jefferson Vilhena, o risco de alagamentos ocorre por conta da concentração das chuvas nas cabeceiras dos rios.
“O que temos observado nestes modelos climatológicos é que essas chuvas estão se concentrando nas cabeceiras das bacias, o que pode ocasionar o aumento no nível dos rios e consequentemente alagamentos em municípios”, explicou.
A previsão do NHMet, órgão ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), é que o período chuvoso se estenda até maio, tendo o ápice no mês de março.
Em janeiro, choveu menos do que o esperado. A média prevista era de 300 milímetros, porém foram cerca 243 milímetros de chuvas no estado durante o último mês.