Entre os locais, seis foram multados já que tinham recebido ações educativas em fiscalizações anteriores do órgão
A fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) fechou entre sexta-feira (22) e domingo (24) 83 restaurantes em Macapá por descumprirem a norma do decreto municipal que estabelece o horário máximo de funcionamento desses estabelecimentos até 22h.
Entre os locais, seis foram multados já que tinham recebido ações educativas em fiscalizações anteriores do órgão. No entanto, nenhum foi interditado ou teve o alvará de funcionamento cassado.
O chefe de fiscalização da Semam, José Cardoso, explicou que medidas mais rígidas poderão ser aplicadas aos responsáveis dos restaurantes caso reincidam nas infrações no próximo fim de semana.
“Caso os estabelecimentos voltem a ultrapassar o horário de funcionamento, a partir desse final de semana vai ser feito a notificação, a interdição, e, possivelmente, a cassação do alvará de funcionamento”, afirmou.
A fiscalização ainda registrou três casos de festas clandestinas. Em uma delas, no quilômetro 9, duas pessoas foram presas por crime ambiental e houve apreensão de duas carretilhas de som.
Na praça do bairro Cidade Nova, na Zona Leste, vídeos que circularam nas redes sociais mostraram centenas de pessoas aglomeradas e sem máscara no local na noite de domingo. A fiscalização esteve na área de lazer e dispersou a comunidade.
Também aconteceu o flagrante de aglomeração de pessoas numa casa de shows no bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte da capital. No local, que não tinha alvará de funcionamento, foi realizada apreensões de caixas de som e a multa aos responsáveis.