Pensando na situação dos alunos que vão ficar de fora da competição no ano que vem, a FADE, que vem realizando encontros, como palestras gratuitas
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou, nesta quarta-feira (24), o cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude 2020. Segundo COB a decisão foi tomada para preservar a saúde e a segurança de todos que se envolvem na competição, em virtude do risco, com a pandemia da Covid-19. No Amapá a atitude foi considerada sensata pela direção da Federação Amapaense de Desporte Escolar (FADE), que destacou o momento de crise sanitária em todo o país.
“Foi a melhor medida em tempo de pandemia, onde temos que preservar as vidas desses jovens”. disse, Rogério Moreira, presidente da FADE .
Segundo o dirigente para algumas escolas e seus alunos o cancelamento pode causa o sentimento de frustração pelo planejamento que já estava sendo feito e pela oportunidade de disputar a competição.
“Essa parada brusca para alguns jovens alunos, impacta no sentido que nos Jogos da Juventude só participam alunos, de 15 a 17 anos, e não vão ter mais a oportunidade de participar”, enfatizou o presidente.
Pensando na situação dos alunos que vão ficar de fora da competição no ano que vem, a FADE, que vem realizando encontros, como palestras e fórum gratuitos com entidades esportivas, está planejando realizar torneios virtuais, durante o segundo semestre, para movimentar os jovens atletas das escolas do Estado. Os primeiros jogos devem ser realizados nas modalidades de lutas e xadrez..
Decisão
O cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude, foi publicado nas redes sociais oficiais dos Jogos e do COB. A competição que reúne anualmente milhares de alunos, familiares e dirigentes de escolas públicas e privadas de todo o país estava marcada para acontecer no mês de novembro.