Durante o percurso os ciclistas aproveitaram para registrar a aventura e destacar a importância da preservação ambiental e da cultura amapaense
O “Pedal da Tia Chiquinha” reuniu ciclistas do Amapá para uma jornada ecológica e cultural por uma das principais localidades quilombolas de Macapá.
O local de preservação ambiental serviu de cenário para os 50 quilômetros de pedaladas que colocaram a prova a resistência dos participantes.
Eles saíram da área urbana da Zona Norte da capital e seguiram até a Casa Grande, no quilombo do Curiaú. O ponto de saída e chegada foi em frente a escultura em homenagem a Tia Chiquinha, figura histórica da cultura negra amapaense que atuou fortemente no reconhecimento popular do Marabaixo e que veio a falecer em 2015, aos 92 anos.
Durante o percurso os ciclistas aproveitaram para registrar a aventura e destacar a importância da preservação ambiental e da cultura amapaense.
“Somos ciclista que queremos mostrar e promover a convivência harmoniosa entre o esporte, o meio ambiente e a cultura, principalmente do nosso povo por isso intitulamos o Pedal da Tia Chiquinha, que merece todas as homenagens”, destacou o ciclista Flávio Cavalcante.
*escrito por Rodrigo Juarez